Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
24-08-2019 | 09:32
JOAÇABA17/07/2013 às 15:53

Colégio Frei Rogério disponibiliza tablets para uso em sala de aula

Além de aprender, o estudante passa a trocar conhecimento e a interagir mais com o professor
Colégio Frei Rogério disponibiliza tablets para uso em sala de aula
Foto:Aula inaugural com estudantes do 8º ano na disciplina de matemática

Primeira instituição de ensino de Joaçaba a adquirir tablets para uso em sala de aula, o Colégio Marista Frei Rogério iniciou um projeto piloto que deve se estender durante o ano. A aula inaugural ocorreu essa semana com estudantes do 8º ano do Fundamental, na disciplina de matemática. O estudo da fatoração foi realizado por meio de jogos interativos. 

Para especialistas na área, a novidade não está apenas na introdução do equipamento, mas na forma de se relacionar e produzir conteúdo. Além de aprender, o estudante passa a trocar conhecimento e a interagir mais com o professor. “Todos nós adoramos a iniciativa. A aula foi mais dinâmica e ajudou a melhorar muito a compreensão de uma disciplina nem sempre considerada fácil”, conta Júlia Trevisan, 13 anos.  

O professor de matemática Itamar Favetti, que participou de capacitações em letramento digital e inaugurou o piloto, também aprovou. “É um caminho sem volta. Não podemos mais ficar na zona de conforto. Temos de ser ágeis, criativos, abertos ao novo”. Mas pondera, “precisamos acompanhar as mudanças, porém sempre atentos ao melhor conteúdo e à forma de aplicação para envolver e estimular o aprendizado. Isso requer responsabilidade e envolvimento de todos – alunos, educadores e pais, que também são parte importante deste processo”.

O projeto piloto conta com o envolvimento de profissionais de TI, pedagógico e docentes. Em breve, será estendido para o Ensino Médio, Fundamental I e Educação Infantil, com outras disciplinas. “A tecnologia da educação chega para nos reinventar, dando um novo significado pedagógico a todas essas ferramentas possíveis de serem utilizadas. Educadores passam por uma mudança de postura – precisam pesquisar mais, remodelar seus planos de aula, investir na criatividade quanto a conteúdo e didática. Alunos ampliam suas possibilidades de aprendizado e, se agirem com maturidade, sem dispersões, terão um universo rico a explorar, repleto de trocas e ganhos”, enfatiza a diretora educacional do Colégio Marista Frei Rogério, Vera Lúcia Argenton.

Novidade na rede

A Rede de Colégios do Grupo Marista também foi a primeira instituição de Educação Básica do Brasil a disponibilizar, neste ano, conteúdos exclusivos gratuitos na plataforma da Apple, para apoiar e enriquecer o ensino. É possível acessar cursos completos em e-books, vídeo-aulas e aplicativos didáticos pelo canal http://itunes.colegiosmaristas.com.br/. Basta baixar o aplicativo no iPad, iPhone ou iPod touch e criar uma conta pessoal.

Fonte: Ana Mangieri

Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui