Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
20-06-2019 | 12:39
EDUCAÇÃO07/03/2013 às 11:22

Videira é destaque estadual em projeto de educação permanente na Saúde

Videira é destaque estadual em projeto de educação permanente na Saúde
Foto:Secretário de Saúde Lauri Pigozzo

O município de Videira foi contemplado com o título de Município Destaque 2012 no Estado, pela efetiva participação durante o ano de 2012, nas atividades de educação permanente oferecidas pelo Núcleo Telessaúde Santa Catarina, atuando de forma expressiva para o fortalecimento da APS – Atenção Primária da Saúde. O secretário de Saúde Lauri Pigozzo explica que a participação nas atividades de Educação Permanente se dá através de webconferências, segunda opinião formativa e teleconsultoria, sendo estas atividades desenvolvidas durante o espaço de trabalho das equipes de saúde da família, ou seja, no próprio local de atuação, a unidade básica de saúde.

Para alcançar o destaque, a Secretaria de Saúde de Videira disponibilizou acesso à internet à todas as equipes de saúde da família, bem como contribuiu na organização dos serviços de forma que os profissionais de saúde da família pudessem participar das atividades sem o prejuízo da população, já que há a necessidade de parar o atendimento ao público durante os horários de realização das atividades de Educação Permanente. “Por conta da participação neste projeto, pedimos a compreensão da população, pois todas as quartas-feiras das 15h às 16h30 as Unidades Básicas de Saúde da Família estão fechadas para que seja possível dar continuidade a este importante trabalho que visa a melhoria da qualidade dos serviços de Atenção Básica”, aponta Pigozzo.


Aperfeiçoamento dos serviços em Saúde

A Educação Permanente em Saúde é uma proposta político-pedagógica coordenada pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e pela Secretaria de Estado da Saúde que coloca o cotidiano do trabalho – ou da formação – em constante análise, construindo espaços coletivos para a reflexão e avaliação de sentido dos atos produzidos no cotidiano, orientado para melhoria da qualidade da atenção à saúde. Segundo o secretário de Saúde, a lógica da Educação Permanente em Saúde é descentralizadora, ascendente e transdiciplinar, visando promover a democratização institucional, incentivar a capacidade de aprendizagem e o enfrentamento criativo das demandas e necessidades de saúde.

Além disso, o projeto visa inovar nas ações de educação em saúde, colocar em pauta os modos de pensar e sentir dos trabalhadores e gestores, e, a partir disso, reconstruir a história do profissional, respeitando a sua singularidade, e das instituições, viabilizando um trabalho efetivo de Educação Permanente. “O fato é que nossos serviços estão sendo aperfeiçoados e melhorados refletindo diretamente no atendimento que prestamos aos videirenses”, concluiu Pigozzo.



Fonte: Silvia Palma
Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira

Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui