Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
15-06-2019 | 06:06
JOAÇABA07/03/2013 às 22:55

Unoesc emite nota de pesar pela morte do professor Edinho

Unoesc emite nota de pesar pela morte do professor Edinho
Foto:A alegria e carisma de Edinho

A Unoesc Joaçaba lamenta o falecimento do professor Edmar de Oliveira Pinto, o Edinho, como era conhecido por seus alunos, colegas e amigos. Este professor teve um papel importante para a Instituição. Foi quem liderou a implantação do Curso de Educação Física do Campus de Joaçaba, além de ser um grande incentivador do esporte universitário e uma pessoa exemplar para todos que o rodeavam na Universidade.

Sua trajetória também foi muito significativa para o esporte estadual, motivo pelo qual possuía a admiração dos colegas no meio profissional. Sua contribuição foi reconhecida em 2010 pelo Conselho Estadual do Esporte, ao lhe conferir a Comenda do Mérito Esportivo, título concedido por este órgão a pessoas que se destacam ou prestam relevantes serviços ao esporte catarinense e nacional. Nesse ano, o currículo do professor Edinho foi o mais votado no processo eleitoral realizado para escolher os merecedores dessa honraria.

Histórico

O paranaense Edmar de Oliveira Pinto, o Edinho, como era conhecido, iniciou sua carreira no esporte em 1966 seguindo os passos do pai, que foi jogador de futebol, e praticando atletismo. Jogou nas equipes juvenil e profissional do Clube Atlético Paranaense e integrou a equipe de atletismo do Colégio Militar de Curitiba, tendo participado dos Jogos Abertos Paranaenses e Brasileiros entre 1973 e 1975.

Ainda em 1975 licenciou-se em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná e no ano seguinte mudou-se para Joaçaba, onde foi contratado pelo município para lecionar em escolhinhas e integrar a equipe de atletismo. A partir daí iniciou sua trajetória esportiva em Santa Catarina, primeiro competindo no atletismo, depois compondo a equipe de futsal de Joaçaba, junto com a qual disputou Campeonato Estadual e Jogos Abertos.

Foi campeão dos JASC tanto no atletismo quanto no futsal, representou a seleção catarinense de futsal em campeonatos brasileiros, foi técnico da equipe de futsal de Joaçaba, organizador e presidente da Olimpíada Estudantil de Joaçaba e Herval d’Oeste (OLIESJHO) de 1975 a 1990, superintendente da Fundação de Esportes de Joaçaba e presidente da Comissão de Cerimonial de Abertura dos JASC em 1988 e 1989 e dos PARAJASC e JASC de 2006.

Também foi diretor da Escola de Educação Básica Dulce Fernandes de Queirós, vereador, Secretário Municipal de Educação e candidato a prefeito em Joaçaba, coordenador da 9ª Coordenadoria Regional de Educação (hoje Gerência Regional de Educação), conselheiro do Conselho Estadual dos Desportos por três anos, mobilizador do Conselho Regional de Educação Física (CREF) para o registro de profissionais e vice-presidente do mesmo conselho por dois mandatos.

Foi presidente da Federação Catarinense de Desportes e vice-presidente da Federação Catarinense de Desporto Universitário. Foi também um dos responsáveis pela elaboração do projeto e implantação do Curso de Educação Física da Unoesc Campus de Joaçaba, do qual foi professor e coordenador desde então.


Fonte: Bruna Santos de Andrade
Assessora de Imprensa Unoesc

Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui