Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
22-10-2018 | 01:15
ESTADO26/03/2013 às 10:11

Proerd chega aos 15 anos com quase 1 milhão de estudantes atendidos

Programa foi homenageado pela Assembleia que vai criar comissão permanente contra as drogas

A Assembleia Legislativa homenageou, em sessão especial realizada na noite desta segunda-feira (25), os 15 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar barriga-verde. Nesses 15 anos, mais de 950 mil alunos da 5ª série das escolas públicas e privadas de todo estado frequentaram os cursos de prevenção contra o uso e o tráfico de drogas.

Para o presidente do Fórum Parlamentar de Combate e Prevenção às Drogas e proponente da sessão especial, deputado Ismael dos Santos (PSD), o Proerd é um “programa exuberante”. De acordo com o parlamentar, entre prevenção, repressão e reabilitação, a primeira é “a pérola de maior valor”. Ismael lembrou que o estado possui cerca de 50 mil usuários de crack e que somente a prevenção pode reduzir o número de dependentes.

O subtenente Cláudio Wolff, instrutor pioneiro do Proerd, ressaltou a luta travada ao longo desses anos. “Iniciamos as atividades em Lages, em 1998, com três policiais. Hoje somos 300 PMs instrutores, temos o reconhecimento da comunidade e o apoio do Comando”. Para o instrutor, o estudante que passa pelo programa sabe dizer não às eventuais ofertas, e se se envolver com drogas, ainda na fase da experimentação, terá mais condições do que aquele que não frequentou o curso de parar a tempo. “É o melhor programa de prevenção do país e muitos estados inspiram-se na experiência catarinense”, explicou Wolff.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, César Grubba, o fato do Proerd ser apresentado nas escolas por um agente do estado, fardado, armado com recursos pedagógicos, “cria na criança a salutar diferenciação entre o bem e o mal, a lei e a desordem, a polícia e o bandido”. Para o coronel Valdemir Cabral, o Proerd é “essencialmente preventivo e seu objetivo é evitar que as crianças em fase escolar iniciem o uso de drogas”.

Na oportunidade foram homenageados o Comandante Geral da Polícia Militar em exercício, coronel Valdemir Cabral, o coronel Bernardino Carlos Franco Mota, coronel Claudio José Barros, capitão Jailson Aurélio Franzen, capitão Otávio Manoel Ferreira Filho, subtenente Claudio Fernando Wolff e o 1º Sargento Alcione Donisete Mota.

Comissão permanente contra as drogas

Joares Ponticelli (PP), presidente do Legislativo, reconheceu “a obsessão do deputado Ismael à causa do combate às drogas” e anunciou para os próximos dias a criação de uma comissão permanente focada no combate às drogas, bem como a execução de um conjunto de ações sob a coordenação do deputado Ismael. Joares informou que várias entidades já manifestaram o desejo de juntar forças com o Legislativo, entre elas a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).


Fonte: Agência AL

Tags
15 - anos - Proerd
Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui