Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 12:17

Carnaval

Escola de samba de Concórdia nega plágio de samba-enredo da Vale

Publicado em 01/02/2016 ás09:20

Rádio Aliança/Divulgação

Foto: Rádio Aliança/Divulgação

A escola de samba Unidos da Alegria minimizou a polêmica envolvendo a acusação de plágio do samba-enredo da agremiação para o Carnaval deste ano em Concórdia.

O presidente da agremiação, Neuri Garghetti, que também preside a Liga Independente das Escolas de Samba de Concórdia, disse que não vê empecilho algum à utilização da letra que puxará o desfile da escola em 2016 no Parque de Exposições Senador Atílio Fontana.

Conforme Garghetti, quando o autor das duas obras é o mesmo jamais será plágio. “Portanto, é uma acusação errônea, cabível de processo por calúnia e difamação por parte da escola acusada contra a escola acusadora”, ressalta.

O samba-enredo da Unidos da Alegria deste ano teria sido escrito em conjunto com o então presidente da Vale Samba de Joaçaba, em 2009. “Os direitos autorais são cedidos pelo autor para a escola de samba e para a Liga das Escolas de Samba para o ano do desfile”, rebate.

Para a Unidos da Alegria, no caso dessas duas obras, além de um dos autores (Rodrigo Pereira Silva, conhecido como “Mestre Digão”), ser o mesmo, as letras têm, em um ou outro momento, uma ou duas palavras iguais, mas no todo a letra não é igual e a melodia, que seria um dos fatores determinantes da composição, não seria igual, como lembrou “Kako SP” – outro compositor da letra – quando citou o samba de 2014.

Com o tema sobre a África, a Unidos da Alegria trabalha com o samba-enredo “A Unidos é Raça… É samba… É raiz”, cuja autoria é de Mestre Digão e Kako SP, mesmos compositores do samba-enredo “África, Velha Matriz! A vale… É samba… É raça… É raiz!”, utilizado em 2009 pela Azul e Branco de Joaçaba.

Fonte: Atual FM

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X