Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 09:13

Estado

Novo relatório de balneabilidade aponta mais praias impróprias

Publicado em 28/02/2016 ás21:00

Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

No relatório divulgado na sexta-feira, 26, pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), 140 pontos dos 211 analisados estão próprios para banho. As coletas feitas nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro mostram que na Capital há 44 pontos em boas condições e 31 estão impróprios. Nas demais regiões, 96 estão próprios e 40 locais devem ser evitados pelos banhistas. Este é o 10º relatório da temporada de verão. As análises semanais serão feitas até 1º de abril.

O relatório traz um aumento do número de locais impróprios para banho. Treze pontos passaram para impróprio e quatro para próprio. “Os dados se mantém dentro da média da temporada. Ainda há muita gente nas praias e isso influencia no crescimento ou na queda dos pontos próprios e impróprios”,  explica o técnico de laboratório da Fatma e responsável pela balneabilidade, Marlon Daniel da Silva. 

Clique aqui para acessar o relatório.

Como é feito

Para fazer o relatório, a Fatma conta com a ajuda do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina que coleta as amostras. Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, é necessário comparar os resultados das análises feitas em amostras, coletadas cinco vezes consecutivamente. O fator analisado é a bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos e que pode causar doenças, além de indicar a possibilidade de outros organismos que podem prejudicar a saúde do banhista. Quando em 80% das análises, a quantidade de bactérias ficou inferior a 800  por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio.

As análises são feitas nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Da Barra do Sul, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José. O próximo relatório será divulgado na sexta-feira, 19.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X