Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 17:06

Luzerna

Projeto Cinestória retorna nesta sexta-feira ao IFC Luzerna

Publicado em 13/04/2016 ás10:00

“Adeus, Lênin!” aborda as transições políticas na Alemanha reunificada

Foto: “Adeus, Lênin!” aborda as transições políticas na Alemanha reunificada

Amantes de um bom filme, atenção: começa nesta sexta-feira (15) a edição 2016 do projeto Cinestória, iniciativa do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna que chega ao seu segundo ano depois do sucesso de 2015. Serão oito sessões gratuitas de cinema, abertas a toda a comunidade, e que têm por objetivo possibilitar, por meio de obras cinematográficas, momentos de reflexão sobre a sociedade.

E para iniciar o ano, o filme escolhido é “Adeus, Lênin!” (Alemanha, 2002), dirigido por Wolfgang Becker. A produção aborda as transições políticas, econômicas e sociais na Alemanha reunificada após a queda do muro de Berlim, com foco especial para a juventude. A exibição, assim como as demais sessões do semestre, acontecerá na sala A01 (Bloco A) do IFC Luzerna, a partir das 13h30.

Fazendo uma conexão entre educação, cinema, história e sociedade, o projeto Cinestória é uma ação de extensão do IFC, reunindo estudantes e professores não apenas da instituição, mas também de outras escolas e entidades. Após a exibição dos filmes, a equipe que coordena o projeto dialoga com o público sobre a obra exibida. As sessões são mensais e intercalam-se entre sextas-feiras à tarde, para atender preferencialmente os estudantes da instituição; e quartas-feiras à noite, para atender especialmente a comunidade externa.

No ano passado foram oito sessões de cinema; além de um debate na Semana da Segurança do Trabalho. Teve também duas edições de um minicurso sobre descriminalização das drogas; e duas exibições do documentário catarinense “Terra Cabocla”, com a participação dos diretores do filme e de renomados pesquisadores sobre o Contestado. Além disso, foi lançado um blog com o objetivo de divulgar as atividades do projeto e publicar os textos de análise produzidos pelas bolsistas: http://projetocinestoria.blogspot.com.br/.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Isabel Cristina Hentz, em 2016 a ideia é aprofundar as discussões sobre cinema. “Nesse sentido, as principais atividades do Cinestória serão: ciclo de exibição e debates de oito obras cinematográficas, com periodicidade mensal; reuniões quinzenais com os integrantes do projeto para discussão de textos, obras sobre cinema e sobre os filmes; além da análise das obras exibidas, publicadas no blog”, conta a professora.

“Além disso, compilaremos os materiais produzidos no ano passado na forma de portfólio para as escolas da região. Conhecendo o projeto e caso tenham interesse, elas poderão solicitar a realização de exibições e debates”, adianta Isabel.

Cronograma

15/04 - “Adeus, Lênin!” (Classificação: 14 anos)

11/05 - “Bicho de Sete Cabeças” (Classificação: 14 anos)

17/06 - “Sociedade dos Poetas Mortos” (Classificação: 12 anos)

06/07 - “A Teta Assustada” (Classificação: 14 anos)

19/08 - “Estômago” (Classificação: 16 anos)

21/09 - “Teorema” (Classificação: 16 anos)

21/10 - “XXY” (Classificação: 16 anos)

09/11 - “A Lista de Schindler” (Classificação: 14 anos)

Todas as exibições acontecem no Bloco A do IFC Luzerna.

Fonte: Wagner Lenhardt/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X