Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 10:20

Agricultura

Atividade leiteira tornou propriedade mais rentável

Publicado em 14/04/2016 ás09:00

Empreendedorismo rendeu premiação a família

Foto: Empreendedorismo rendeu premiação a família

Reduzir as horas trabalhadas diariamente e aumentar a rentabilidade. Este, possivelmente, é o desejo da maioria dos trabalhadores. Uma família de agricultores, moradora da comunidade de Nossa Senhora Das Graças, interior de Joaçaba, mostra que isso é possível e agora, ao mesmo tempo em que desfruta das conquistas, segue traçando metas para o futuro.

Valdir Deitos nasceu na propriedade que hoje se chama ‘Recanto das Pedras’. Ali seguiu os passos dos pais com atividades diversificadas como a produção de grãos, a suinocultura e um pequeno plantel na bovinocultura de leite. Após longos anos cuidando de tudo um pouco, ele, já casado e com uma filha, começou a perceber que a pouca renda que vinha com a venda do leite – cerca de 40 litros diários - era suficiente para manter as contas do mês da casa. Foi aí que começou a grande mudança na propriedade.

Valdir, a esposa Marilene e a filha Adriana decidiram parar com as demais atividades e investir na bovinocultura de leite. Aproveitaram um projeto desenvolvido pelo Sebrae – o Empreendedor Rural – e um projeto da Epagri aonde o foco era sustentabilidade, que estavam disponíveis através da prefeitura do município. Seguiram a estratégia de focar em uma atividade, agregar valor e especializar a mão de obra. Buscaram capacitação, conheceram outras propriedades onde o leite era a atividade principal, implantaram piqueteamento para pastagens perenes, investiram em novas instalações (galpões para os animais), em novos silos, automatização da silagem e no aumento do plantel .

O bem estar dos animais é essencial, explica Deitos, que mostra bebedouros em fibra e sempre com água fresca, saleiros em concreto, espaços cascalhados para que os mesmos não fiquem em contato direto com terra, especialmente em dias de chuva. Áreas de sombreamento e controle total da sanidade.

Menos horas trabalhadas e mais rentabilidade

De 2010 para cá, quando tudo teve início, a propriedade se transformou e a vida da família melhorou. As quatro novilhas deram lugar a um plantel de 40 animais, sendo 35 em lactação. Os 40 litros diários de leite se transformaram em uma produção diária de 500 litros que, às vezes chega a 600. “Antes da mudança, trabalhávamos até 12 horas por dia e a rentabilidade nem sempre era suficiente. Agora temos uma renda fixa  maior e damos conta de tudo com no máximo 8 horas diárias”, revelam eles, satisfeitos. A filha Adriana, hoje casada com Mario Sergio Bilibio, também atuante na empresa rural, apesar da juventude, demonstra total envolvimento com a propriedade e a bovinocultura de leite e afirma que não pretende deixar o campo.

A propriedade recebe muitos grupos de estudantes e também de outros produtores interessados na atividade leiteira. Eles também já conquistaram o 6º lugar na categoria Agronegócio do MPÉ Brasil (2010) e Destaque Inovação MPÉ Brasil em 2011 e na categoria agronegócio sendo finalistas em 2011 e 2012 . Em 2010 também representando a extinta Coperio ficou em segundo lugar no prêmio Empreendedor Rural Cooperativista.

A família Deitos já projeta um aumento de plantel e, por consequência, na produção, pois, segundo Valdir, na área de 20, 2 hectares é possível dobrar a produção. “O homem do campo também precisa se aperfeiçoar, inovar e estar aberto às novas tecnologias”, completa.

O vereador Almir Pastori, que acompanha a trajetória da família, diz que o caso serve de incentivo e estímulo para outros agricultores e também para os jovens que, na maioria das famílias rurais, acabam por deixar a propriedade em busca de oportunidades melhores na cidade.

Fonte: Adriana Panizzi/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X