Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 04:24

Educação

Família na Escola com programação em diversas frentes na região

Publicado em 15/04/2016 ás09:00

Centro de Eventos São João Batista

Foto: Centro de Eventos São João Batista

Diversas ações já estão sendo realizadas na região de abrangência da coordenadoria do SESI/Joaçaba visando agregar à primeira edição do Dia da Família na Escola que acontece efetivamente neste sábado (16). O Dia da Família na Escola é uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação, que, acatada pelo governo estadual e aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa, se transformou em lei no Estado. A mobilização neste ano envolve as escolas da rede estadual e do Sistema S, com a expectativa de mobilizar mais de um milhão de pessoas.

Desde a quarta-feira (13) ações estão sendo realizadas na região de abrangência da vice-presidência centro-oeste da FIESC. Nas escolas, indústrias e nos projetos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) a mobilização já acontece e segue até sábado.  Tangará e Monte Carlo, por exemplo, contaram com atividades incluindo o envolvimento de trabalhadores e comunidade com foco na saúde da família – corpo e mente, questão ambiental com distribuição de mudas, vídeo informativo, sorteio de brindes e palestras.  Nessa sexta-feira, dia 15, a partir das 19h30m o evento é no EJA Joaçaba com o foco na importância da família na vida escolar dos filhos. O foco são os alunos, as famílias, equipes de professores e comunidade escolar.

Já no sábado, a secretaria municipal de Luzerna, promove uma grande mobilização no Centro de Eventos São João Batista. Conforme a secretária de educação Regina Carin Jacoby Cureau, a ideia é envolver não só os alunos como também toda a comunidade escolar, pais e população. O evento contará com diversas atividades como apresentações culturais, caminhada até a gruta, mateada, brinquedos infláveis, contação de histórias, feira do livro, bem como nesse dia o museu estará aberto para visitação. O evento vai contar com a presença do vice-presidente da FIESC centro-oeste Márcio Luís Dalla Lana.

MOVIMENTO SANTA CATARINA PELA EDUCAÇÃO

O Movimento Santa Catarina pela Educação é uma iniciativa desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) desde 2012. Obteve a adesão das federações patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (FECOMÉRCIO), Agricultura (FAESC) e Transportes (Fetrancesc), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-SC). Também participam os serviços sociais e de aprendizagem da indústria (SESI e SENAI), do comércio (SESC e SENAC), dos transportes (SEST e SENAT) e da agricultura (SENAR). Seus principais desafios são de proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.

Por que alunos com pais participativos aprendem mais?

Estudos revelam que a maior participação dos pais na vida escolar dos filhos contribui muito para o aprendizado. Uma pesquisa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), realizada no Rio de Janeiro em 2014, mostra que estudantes que recebem apoio e atenção dos pais na sua vida escolar estão, em média, quatro meses à frente no aprendizado em comparação com os que não recebem essa atenção.

Dito de outra forma, a presença dos pais na vida escolar dos filhos contribui para o desenvolvimento das competências socioemocionais que, por sua vez, influencia na melhoria do desempenho escolar.

Isso porque essa presença influencia os filhos a serem mais organizados, esforçados, responsáveis e amáveis, ter mais estabilidade emocional e disposição para abertura a novas experiências. O senso de organização e de responsabilidade e a força de vontade contribuem, por exemplo, para a pessoa estabelecer e atingir metas. A amabilidade contribui para o trabalho cooperativo e para a socialização.

A estabilidade emocional aumenta a autoestima e ajuda a controlar os impulsos, a ansiedade, o estresse e outros sentimentos negativos. A abertura a novas experiências favorece a pessoa a assumir riscos, ser original, criativa, inventiva. Todas são características socioemocionais imprescindíveis à melhoria do desempenho escolar.

Fonte: Nativa Agência Integrada

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X