Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 06:51

Geral

Tempestade causa destruição e mortes em duas cidades do estado

Publicado em 16/05/2016 ás10:00

Defesa Civil/Divulgação

Foto: Defesa Civil/Divulgação

Os fortes ventos que atingiram Ponte Alta do Norte (Serra Catarinense) e Porto União (Norte do estado) deixaram um saldo de pelo menos quatros mortes e vários feridos na noite deste domingo (15). A informação foi repassada pela Defesa Civil, que acompanha os estragos.

De acordo com o órgão, em Porto União um homem morreu ao ser atingido pelo telhado da casa, que desabou. Já em Ponte Alta do Norte, três pessoas morreram em um desmoronamento, dois homens e uma mulher.

O evento climático arrancou árvores, destruiu casas, matou animais e deixou inúmeras famílias sem energia elétrica. Foi necessária uma grande mobilização dos setores de segurança pública para dar apoio às vítimas.  

Os prejuízos ainda estão sendo contabilizados por levantamento na manhã desta segunda-feira (16). A Defesa Civil evita falar em tornado, pois a confirmação será feita apenas por meteorologistas.

Atualização Ponte Alta do Norte: realizada reunião às 10h com todas as entidades envolvidas para organização dos trabalhos. Aberto um abrigo. 40 casas danificadas, 12 casas destruídas, 03 vitimas fatais, 04 vitimas internadas em Curitibanos, 01 em Caçador e 01 em Lages.

Indicativos de microexplosão

Após análise de fotos e vídeos disponíveis até o momento, há fortes indicativos de ocorrência de microexplosão em Ponte Alta do Norte e Porto União, fenômeno atmosférico em escala local que pode causar ventos extremamente fortes. As microexplosões também são fenômenos com alto poder destrutivo e ventos que podem superar os 100 km/h e são mais frequentes do que os tornados. Estes fenômenos ocorrem quando a corrente descendente em uma tempestade é tão forte que chega ao solo causando destruição, fazendo com que o ar se espalhe em todas as direções.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X