Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 23:40

Luzerna

Aluno do IFC se classifica para 2ª etapa do concurso do Sebrae

Publicado em 15/06/2016 ás14:00

Diego prepara-se agora para as próximas etapas da competição estadual

Foto: Diego prepara-se agora para as próximas etapas da competição estadual

O Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna teve um de seus alunos classificados, entre mais de mil candidatos, para a segunda fase do Concurso Estadual de Planos de Negócio para Universitários, iniciativa do Sebrae/SC. Trata-se de Diego Menegazzi, que, além de cursar a disciplina de Engenharia Econômica e Empreendedorismo, também é servidor da instituição, atuando na Coordenação de Tecnologia da Informação do campus.

O concurso, que está na sua nona edição, tem por objetivos principais estimular a cultura do empreendedorismo junto aos universitários catarinenses; promover a prática do planejamento empresarial no ambiente acadêmico; contribuir para que os universitários catarinenses montem seu próprio negócio de forma planejada; e incentivar o espírito de inovação no público universitário.

A participação de Diego no concurso foi incentivada pelo professor Illyushin Zaak Saraiva. “Ainda não é possível revelar detalhes do plano de negócio que classificou o aluno na segunda etapa da competição, pois existe a possibilidade do requerimento de patente sobre a ferramenta elaborada”, destaca. “Só podemos adiantar que se trata de um negócio na área de tecnologia móvel, voltado a smartphones”.

O docente do IFC explica que todos os estudantes da disciplina participaram das etapas iniciais do concurso. “Tenho sempre optado por introduzir, ao invés da perspectiva meramente teórica ou expositiva tradicional, uma abordagem mais próxima ao que os autores chamam de Atividades Educacionais de Formação em Empreendedorismo (AEFE)”, explica Illyushin.

“As AEFEs são um amplo conjunto de atividades que incluem estudos de caso; visitas a empresas; brainstormings; simulações; projetos desenvolvidos em grupos; planos de negócios; entrevistas com empreendedores, etc. O Sebrae organiza todos os anos este concurso de planos de negócio para universitários, que acredito ser o melhor e mais bem organizado do Brasil. Daí a decisão de aproveitarmos esta oportunidade.”

Diego conta que recebeu a notícia da classificação com muita surpresa. “Com certeza o concurso é um incentivo para aprimorar este lado empreendedor em cada estudante. Estou muito animado e agora vamos trabalhar de forma a potencializar o projeto”, fala.

Para o professor, o fato do aluno ter se classificado entre os 100 melhores, num concurso com mais de mil inscritos de diversas instituições do estado, já demonstra a sua grande evolução no desenvolvimento da ideia de negócio. “O que se espera da participação dele e dos demais alunos é basicamente estimular experimentações e características típicas do empreendedor, como o surgimento ou crescimento da sua visão de negócios e da capacidade de visualizar oportunidades; a persistência em buscar as metas; boa argumentação em prol da defesa do objetivo; além da capacidade de articular pessoas e meios necessários para o trabalho visando atingir os fins”, ressalta Illyushin.

Etapas

“Nas fases iniciais os alunos tiveram cerca de dois meses para elaborar uma ideia de negócio. Foi um trabalho extenso, que envolveu muita pesquisa sobre o mercado regional. Os alunos se debruçaram em bancos de dados do IBGE, do próprio Sebrae e de instituições como a Fiesc”, conta o professor.

“O Diego agora vai participar de algumas oficinas de planos de negócios e mentorias no Sebrae de Joaçaba e também em Florianópolis. Depois disso, o aluno terá algumas semanas para apresentar a sua versão final do trabalho. A defesa oral das propostas ocorrerá no segundo semestre, em Florianópolis, e os cinco vencedores ganham uma viagem de uma semana ao Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, região conhecida mundialmente pelo seu perfil empreendedor”, finaliza Illyushin.

Fonte: Wagner Lenhardt/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X