Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 18:42

Joaçaba

Apresentado estudo ambiental do Aeroporto Santa Terezinha

Publicado em 15/06/2016 ás18:00

Divulgação

Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (15), autoridades e representantes de entidades municipais e regionais se reuniram na Prefeitura de Joaçaba para a apresentação dos estudos ambientais da zona de proteção do Aeroporto Santa Terezinha, de acordo com o tamanho da nova pista, prevista em projeto.

A apresentação foi feita pelo comandante Hammer, da empresa Phenix Airport Management, com sede em Maringá/PR. “Fomos contratados pela prefeitura para fazer um estudo de todas as influências ao redor do aeroporto com base na situação atual e na sua situação futura, projetada pela Secretaria de Aviação Civil - SAC. Basicamente é identificar os problemas que precisam removidos já e quais são os problemas a serem removidos no futuro”, explica Hammer.

A elaboração do estudo neste momento tem como objetivo adiantar todo o processo de revitalização do aeroporto. “O trabalho que está sendo feito vai adiantar em até oito ou noves meses o processo que está na SAC. Aí quando eles chegarem para fazer o levantamento dos obstáculos nós já estaremos com a análise pronta e com os eventuais obstáculos removidos”, afirma o comandante.

O aeroporto de Joaçaba já está na fase de anteprojetos e é o mais adiantado no Programa de Aviação Regional. De acordo com Hammer, a maioria dos projetos estão esperando o Governo federal para então averiguarem o que precisa ser feito. “Vou adiantar que alguns deles vão ser uma decepção. Aqui estamos nos mexendo, pois se observarmos que existe algum obstáculo impossível de retirar, ainda temos tempo de mudar o projeto”, exemplifica.

O Programa de Aviação Regional prevê cinco etapas: Estudo de Viabilidade Técnica (EVT), Estudo Preliminar (EP), Anteprojeto (AP), Licitação e Obras. “Concluso o anteprojeto e o licenciamento ambiental que está em análise na FATMA a informação que temos do Banco do Brasil é que já estaria autorizada a licitação. A partir disso cabe ao município e ao Estado acertar as desapropriações”, explica o vice-prefeito, Marcos Weiss, que cuida dos assuntos ligados ao aeroporto por delegação do prefeito Rafael Laske.

O valor estimado para as obras do aeroporto é de R$ 67,5 milhões. Dentre as principais ações estão o novo terminal de passageiros, pista de pouso e decolagem, seção de contra incêndios, pátio de aeronaves e operação por instrumento. 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X