Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 18/04/2024 | 15:27

Joaçaba

Alunos da Escola Celso Ramos ensinarão português aos imigrantes

Publicado em 30/06/2016 ás18:30

Divulgação

Foto: Divulgação

Um grupo de jovens estudantes que juntos resolveram fazer a diferença e modificar a realidade. Esses são os alunos membros do grêmio estudantil da Escola de Educação Básica Governador Celso Ramos, que hoje (30) pela manhã buscaram o apoio da Prefeitura de Joaçaba para ensinar língua portuguesa aos imigrantes senegaleses, haitianos e africanos que residem no município.

No encontro, que contou com a presença da gerente de proteção social básica, Sandrine Pizzoni e do vice-prefeito, Marcos Weiss, ficou decidido que as aulas serão ministradas duas vezes por semana, no período noturno. A prefeitura dará o lanche e o material didático, como cadernos e lápis, e os alunos lecionarão o português básico. Todas as atividades serão realizadas com apoio de três professoras formadas em língua portuguesa.

“Nós prepararemos o material e os alunos trabalharão sob a nossa coordenação ministrando as aulas. Precisamos da prefeitura para o material e também para obtermos o cadastro dessas pessoas. Nós também temos o espaço da escola disponível”, comenta a diretora, Fátima Pincegher.

Sobre os imigrantes que estão em Joaçaba, poucos falam e entendem o português. Os idiomas que eles falam são o francês, inglês e o caboclo, falado principalmente pelas mulheres. “O português é o básico para eles. Muitas vezes eles não são contratados por não se comunicarem. Eles nos propuseram a ideia de eles ensinarem o idioma deles e nós ensinarmos o nosso”, explica Sandrine.

Os alunos que demonstram solidariedade receberão em troca conhecimento sobre uma cultura totalmente diferente. “A história de vida dessas pessoas é inacreditável. Deixaram família, filhos na busca de trabalhar em qualquer lugar para mandar dinheiro para quem ficou no país de origem. O município tem dado um acolhimento muito importante para eles, mas ainda existe esse problema da comunicação. Essa ação é pedagógica, mas vai de encontro com o caráter de cada um desses alunos que está se propondo a fazer este trabalho”, falou o vice, Marcos, durante o encontro.

O primeiro passo para efetivar a ação é a elaboração de uma apostila. As aulas iniciarão nos primeiros dias de agosto. “O CRAS agradece a iniciativa de vocês e estamos disponíveis para o que for preciso. Os nossos imigrantes ficarão muito felizes com essa boa notícia”, enfatiza Sandrine.

Dia do Imigrante

No último sábado (25), Dia do Imigrante, um grande encontro foi promovido para comemorar a data. O evento promovido no Centro Espírita Obreiros da Luz contou com imigrantes moradores de Joaçaba e Herval d’Oeste, bem como com a presença do CRAS de cada município.

A partir do que foi definido, todo primeiro sábado de cada mês será realizado um encontro com os imigrantes, no qual eles serão ouvidos sobre suas necessidades, como moradia, trabalho e alimentação.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X