Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 15:33

Geral

Região de Joaçaba elege UTI Neonatal como prioridade

Publicado em 01/07/2016 ás10:00

Solon Soares/Agência AL

Foto: Solon Soares/Agência AL

Foram definidas, nesta quinta-feira (30), as prioridades das regionais de Seara, Concórdia e Joaçaba para o orçamento do Estado do próximo ano. As demandas foram apresentadas durante as audiências públicas do Orçamento Regionalizado, promovidas pela Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Finanças e Tributação e da Coordenadoria do Orçamento Estadual, com o objetivo de possibilitar a participação de todas as regiões na programação de investimentos do governo.

As regionais de Seara e Concórdia, grandes produtoras de alimentos, apontaram a mesma ação como principal reivindicação: a reabilitação e o aumento da capacidade da SC-283, no trecho entre a BR-153 e os municípios de Concórdia, Seara, Chapecó, São Carlos, Palmitos e Mondaí.

O pedido tem como justificativa proporcionar melhores condições de escoamento aos produtos locais. "Temos muitos empreendimentos do agronegócio, desde pequenos produtores da agricultura familiar, até a produção final das agroindústrias. Neste sentido, esta rodovia é estratégica, pois liga as áreas produtoras diretamente à BR-282. Com esta obra, aumentaremos a competitividade dos nossos produtos, o que hoje é um grande diferencial", disse o secretário executivo da Agência Regional de Desenvolvimento (ADR) de Concórdia, Wagner Bee.

Já os representantes dos 13 municípios que compõem a regional de Joaçaba elegeram como sua principal necessidade a instalação de mais uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal na região.

A cidade escolhida para receber a ação seria Joaçaba, que ainda não possui o serviço e depende de unidades hospitalares sediadas em outras localidades. "Quando nasce uma criança prematura em Joaçaba, é preciso encaminhá-la para outra instituição, que tenha uma UTI especializada para receber recém-nascidos. Normalmente em Capinzal, Concórdia ou Curitibanos, que ficam entre 30 e 70 quilômetros de distância e que nem sempre têm leitos disponíveis", disse Adelaide Frigo, diretora do Hospital Nossa Senhora das Dores, de Capinzal.

As audiências aconteceram no auditório municipal João Furlanetto, de Seara (às 9h30), na Câmara Municipal de Concórdia (às 11h30) e no Auditório Jurídico da Unoesc, em Joaçaba (às 16h30).

Prioridades elencadas

Regional de Seara (Arabutã, Arvoredo, Ipumirim, Itá, Lindóia do Sul, Paial, Seara e Xavantina)
1- Reabilitação e aumento da capacidade da SC-283, no trecho entre a BR-153, Concórdia, Seara, Chapecó, São Carlos, Palmitos e Mondaí.
2- Pavimentação da SC-154, trecho entre Ipumirim e a BR-282.
3- Ampliação, reforma e instalação de equipamentos no Hospital São Roque, de Seara, para o atendimento em média complexidade.

Regional de Concórdia (Alto Bela Vista,Concórdia, Ipira, Irani, Peritiba, Piratuba e Presidente Castelo Branco)
1- Reabilitação/aumento da capacidade da SC-283, no trecho entre a BR-153, Concórdia, Seara, Chapecó, São Carlos, Palmitos e Mondaí.
2- Pavimentação do acesso a Barra Bonita - Alto São Pedro - Ipira.
3- Pavimentação do trecho ligando Presidente Castelo Branco à BR-153, Caravágio e Pinhal.

Regional de Joaçaba (Água Doce, Capinzal, Catanduvas, Erval Velho, Herval d’Oeste, Ibicaré, Joaçaba, Jaborá, Lacerdópolis, Luzerna, Ouro e Vargem Bonita e Treze Tílias)
1- Implantação de uma UTI neonatal.
2- Pavimentação da estrada que liga dos distritos de Alto Alegre/Lindenberg e Capitel Santo Antônio.
3- Construção de um complexo de segurança pública.

Fonte: Agência AL

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X