Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/03/2024 | 07:57

Saúde

Joaçaba contará com plantão psicológico gratuito

Publicado em 16/08/2016 ás16:30

Marcelo Volpato com a equipe do Plantão Psicológico

Foto: Marcelo Volpato com a equipe do Plantão Psicológico

A partir do mês de setembro o município de Joaçaba contará com um Plantão Psicológico permanente e gratuito à população. O serviço será disponibilizado pela ASSAJHOL (Associação de Amigos de Joaçaba, Herval d' Oeste e Luzerna), entidade privada e sem fim lucrativo existente há mais de 10 anos.

O psicólogo e presidente da ASSAJHOL, Marcelo Volpato, informa que o atendimento será oferecido de maneira gratuita e sem nenhum custo para todas as pessoas que procurarem o atendimento, independente das suas condições econômicas. “O serviço busca beneficiar de maneira gratuita pessoas que se encontram em sofrimento psicológico e sentem dificuldade para lidar com alguma situação que gera sofrimento e prejuízo na sua vida. Crises financeiras, conjugais, dificuldades para lidar com colegas de trabalho, término de relacionamento, lutos, diagnóstico de doença, baixa autoestima, pensamentos e ideações, são exemplos de situações e demandas que geram sofrimento e prejuízo pessoal e nem sempre dispomos de recursos internos para lidar com o sofrimento que estamos sentindo no momento de crise. É nessas horas que um profissional de psicologia pode ajudar e estimular a resolução saudável do conflito, baseado nos desejos e escolhas dos usuários do serviço”, explicou Volpato, responsável técnico pelo plantão psicológico.

Henrique Glaser Filho, fundador e vice-presidente da ASSAJHOL, acredita que a proposta inovadora e estratégica do serviço é um diferencial por ser um pronto atendimento na área de saúde emocional e poderá contribuir para desafogar as unidades de saúde, hospitais e ambulatórios, além de complementar e atuar em parceria com as políticas públicas e redes de apoio já existentes no município.

O Plantão Psicológico utiliza critérios de triagem e classificação de risco para acompanhar (ou encaminhar para as redes de apoio) demandas que requerem um atendimento continuado de alta complexidade e a longo prazo.

Durante o mês de agosto, a equipe de psicólogos contratados pela entidade estará realizando visitas em redes de apoio, no sentido de esclarecer a proposta do serviço com o intuito de fortalecer e articular a rede de apoio entre o Plantão Psicológico e os serviços de saúde já existentes em Joaçaba, Herval d' Oeste e Luzerna.

O serviço de plantão psicológico gratuito inicia no dia 05 de setembro na Rua Francisco Lindner (Rua da Multicoisas), prédio San Francisco, número 534, primeiro andar - sala 14. Atendimento de segunda à sexta-feira em três períodos: das 9 as 12h, das 14 até as 17h e das 19 até às 22 horas. Não há necessidade de agendar horário.

Contatos

Diretoria executiva: Marcelo Volpato - presidente (49) 8405-4644, vice-presidente Henrique Glaser Filho (49) 8827-7626. Email: assajhol@hotmail.com

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X