Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
21-07-2019 | 01:44
JOAÇABA03/12/2012 às 12:08

Geração TEC forma turmas em Joaçaba

Programa capacitou 42 jovens para trabalharem com programação em linguagem Delphi e Java e com web design
Geração TEC forma turmas em Joaçaba
Foto:Divulgação

Encerraram as atividades de 2012 do Geração TEC em Joaçaba. O programa é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), e visa capacitar profissionais em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Seu principal diferencial é o currículo desenhado para atender as demandas locais e a orientação profissional dos estudantes ao longo da capacitação.

Em Joaçaba, o Geração TEC capacitou 42 jovens de municípios da região para trabalharem com programação em linguagem Delphi e Java e com Web Design. O primeiro curso ocorreu entre junho e setembro e teve 25 concluintes. O segundo iniciou no final de setembro e foi concluído na semana que passou, com 17 alunos. A entrega dos certificados foi realizada na noite na quinta-feira, 29, na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), na presença de professores, autoridades e familiares.

O Geração TEC iniciou em 2011, com cursos em Florianópolis, e neste ano se estendeu a outras nove cidades, entre elas Joaçaba, onde acontece com a parceria da Unoesc, que disponibiliza a estrutura necessária para as aulas e professores. O curso é gratuito e voltado para jovens acima de 17 anos, com ensino médio completo (ou cursando o último ano), e que não estejam empregados em atividades relacionadas à programação.

Conforme o coordenador pedagógico do programa, Marcos Molinare, a lógica de identificar a demanda junto à classe empresarial para depois capacitar o profissional vem garantindo a empregabilidade dos egressos do Geração TEC: aproximadamente metade dos 1,6 mil estudantes capacitados em 2012 já está empregada na área.

Eliane Fátima Orlandin é um exemplo de quem já colhe os frutos do programa. Ela é de Joaçaba e participou dos dois cursos oferecidos no município. Quando iniciaram, precisou deixar o emprego. A decisão, arriscada, mostrou-se assertiva, pois Eliane conseguiu uma nova colocação no mercado profissional, em uma atividade voltada à área de programação que apresenta chances de ascensão. “Eu comecei a fazer o curso, gostei e achei que teria outras oportunidades”, diz.

Nos próximos três anos, ela e os demais egressos do programa serão acompanhados pela equipe do Geração TEC, respondendo a pesquisas com informações sobre sua atividade profissional. Segundo Marcos Molinari, essa é uma forma de verificar se os empresários estão realmente empregando os jovens capacitados pelo programa.

Fonte: Mayelle Hall

Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui