Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 04:43

Região

MP investiga irregularidades na construção de viaduto em Catanduvas

Publicado em 20/09/2016 ás14:30

Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Um inquérito civil foi instaurado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para apurar a ocorrência de dano ao erário e violação aos princípios da Administração Pública na execução da obra do Viaduto Arivaldo Angelo Pancera, em Catanduvas. Inaugurada em setembro de 2015, a construção já apresenta buracos e ondulações na pavimentação asfáltica.

A situação evidencia o mau serviço prestado, tendo em vista o extremo nível de deterioração do viaduto com menos de um ano de uso, e os buracos implicam em risco à segurança dos usuários da via, a qual liga o bairro Sayonara ao centro da cidade.

A Titular da Promotoria de Justiça de Catanduvas descreve, ainda, ser fundamental fiscalizar a correta realização de obra pública, averiguando o atendimento do projeto de engenharia, a qualidade dos serviços, a exatidão das medições e os materiais utilizados, de modo a preservar o patrimônio público.

Dessa forma, a representante do Ministério Público solicitou à mídia local todas as notícias veiculadas com relação ao viaduto da BR-282, com intuito de averiguar a ocorrência. Também foi solicitado que o Município forneça cópias dos documentos pertinentes a construção do elevado, que incluem contratos, convênios, processos licitatórios, notas de empenho, ordens de pagamento, termos de vistoria e projetos.

Inquérito Civil

O inquérito civil se caracteriza como um procedimento administrativo no qual o Ministério Público busca obter provas de possíveis irregularidades. A partir dos resultados, o representante ministerial busca uma solução de forma judicial ou extrajudicial.

Caso a Justiça seja acionada, as evidências são descritas em uma ação civil pública, onde os fatos são descritos, visando punir os envolvidos nos atos ilícitos e reparar os danos causados.

Já na esfera extrajudicial, a resolução do problema é feita diretamente entre as partes, sem envolver a Justiça. Dentre os meios utilizados estão a Recomendação, a qual se trata de um ofício a fim de corrigir uma irregularidade sanável ou prevenir um ato que possa resultar em irregularidade, e o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), acordo que impede a continuidade de uma situação ilegal e estabelece prazos e metas para a devida reparação de danos causados a coletividade.

Na hipótese do inquérito não comprovar a suspeita, o procedimento é arquivado.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X