Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 00:47

Educação

V Colóquio Internacional de Educação inicia atividades na Unoesc

Publicado em 26/10/2016 ás09:00

Professor Elton Luiz Nardi

Foto: Professor Elton Luiz Nardi

Na manhã da segunda-feira (24), ocorreu a abertura do V Colóquio Internacional de Educação, na Unoesc Joaçaba. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) e tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os integrantes da mesa de autoridades foram o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Fábio Lazzarotti; o pró-reitor de Graduação, Ricardo Marcelo de Menezes; a diretora de Graduação da Unoesc Joaçaba, Liliane Simara Fernandes; o coordenador do PPGEd, Elton Luiz Nardi, e a coordenadora do evento, Maria Teresa Ceron Trevisol.

Segundo a professora Maria Teresa Ceron Trevisol, o principal objetivo do Colóquio é constituir um espaço público interdisciplinar para socialização e debate teórico-prático de ideias e de pesquisas, que buscam problematizar fundamentos, políticas e processos educativos, tendo em vista desafios e estratégias possíveis para a articulação entre educação e cidadania.

— Em tempos de capitalismo globalizado e crise generalizada na sociedade brasileira, no campo da educação evidencia-se um mal-estar complexo e multifacetado. Nesse contexto produz-se uma diversidade de demandas para a reconstrução de paradigmas científicos e formativos, sociais e éticos. A questão de fundo refere-se a condições para desenvolver e consolidar uma cidadania plural. Em outros termos, trata-se de compreender como conviver, ou seja, viver como o outro, diferente de mim mesmo, e diante da responsabilidade de sobrevivência coletiva no planeta — comentou Maria Teresa, durante o pronunciamento no evento.

De acordo com a professora, a realização desse Colóquio, que tem como tema a relação entre educação e cidadania, reafirma a convicção, enquanto programa de Pós-graduação, que à educação corresponde um lugar protagonista para a formação do sujeito individual e coletivo, na perspectiva da cidadania ativa, sem desistir diante de adversidades e de retrocessos, e perseverando na construção da transformação social.

— A comissão organizadora do Colóquio procurou contemplar diversas perspectivas de abordagem do tema proposto, através de conferências e mesas-redondas, com diferentes interlocutores e interlocutoras, nacionais e internacionais. Ao mesmo tempo, buscou estabelecer condições para a socialização e debate público de pesquisas e experiências oriundas de diferentes contextos e pertencimentos institucionais — destacou.

O professor doutor Elton Luiz Nardi afirmou que o evento também é um espaço para balanços, já que esses são fundamentais para se pensar no presente e no futuro. Além disso, trata-se de uma oportunidade para refletir, coletivamente e politicamente, sobre o contexto atual e sobre atores e influências do passado e do presente, que repercutem na cidadania política, econômica e social do país.

Para o pró-reitor Fábio Lazzarotti, o fato do Colóquio estar em sua quinta edição, sinaliza que o evento já está consolidado, e que conseguiu produzir e contribuir com muitas discussões e reflexões, que acabam impactando na formação dos alunos e das lideranças docentes que atuam na rede de ensino da região Oeste catarinense e de outros estados.

O V Colóquio Internacional de Educação acontece até esta quarta (26), no Auditório Afonso Dresch. Simultâneos ao evento ocorrem o III Seminário de estratégias e ações multidisciplinares e o II Encontro de egressos e egressas do PPGEd. No site da Unoesc é possível conferir a programação completa.

Fonte: Dhébora Santiago/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X