Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 00:43

Educação

Método de professora joaçabense será referência para todo estado

Publicado em 28/11/2016 ás16:00

Professora Janaíta (centro) foi homenageada pelos colegas

Foto: Professora Janaíta (centro) foi homenageada pelos colegas

Encontrar alternativas criativas e eficazes para ensinar crianças a ler e escrever é um desafio comum a todos os professores. Em muitos casos, a criatividade e o comprometimento com o ensino ultrapassam os limites da sala de aula e se tornam exemplos a serem seguidos. Foi o que aconteceu com a professora Janaíta Dalmoro, da Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes, de Joaçaba. O trabalho desenvolvido por ela foi selecionado pelo Núcleo Estadual do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para integrar uma coletânea de boas práticas que servirá de referência para todo o estado.

Professora do ensino fundamental, Janaíta é autora do trabalho “Preservação do meio ambiente e do lugar onde se vive”, desenvolvido neste ano a partir do curso de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A experiência de ensino envolveu alunos do terceiro ano e uniu alfabetização em língua portuguesa e matemática com conceitos de sustentabilidade.

“A tentativa é sempre aliar a prática pedagógica que envolve os direitos de aprendizagem dos nossos alunos de maneira interdisciplinar. Por isso, fomos a fundo para saber, por exemplo, o tempo de decomposição dos materiais na natureza. Fizemos o levantamento dos dados, desenvolvemos gráficos, depois interpretamos essas informações e, por fim, como tudo isso pode se transformar em ações para diminuir o impacto do nosso consumo na natureza”, explica a professora.  

O relato completo foi publicado nos cadernos “Alfabetização de crianças de 6 a 8 anos: relatos de experiência docente”, cujo objetivo é estimular a troca de experiências e ampliar o conhecimento dos professores participantes do PNAIC. O trabalho é o único representante da região Meio-Oeste no documento, organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (Nepalp) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Na última quinta-feira (24), a professora Janaíta, que leciona há oito anos na rede municipal de ensino, foi homenageada pelos colegas durante o encontro local do PNAIC, quando recebeu da Secretaria Municipal de Educação exemplares dos cadernos.

Para ela, ter o nome na publicação é motivo de orgulho, mas faz questão de lembrar o que realmente importa. “Como docentes temos o compromisso de despertar a consciência socioambiental. O trabalho mostrará resultado a médio e longo prazo. Digo isso porque os nossos alunos têm, em média, oito anos e eles são o futuro da nossa sociedade”, finaliza. 

Fonte: Ascom CDL/Prefeitura de Joaçaba

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X