Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
25-02-2017 | 01:31
EDUCAÇÃO01/12/2016 às 15:00

Engenharia Química da Unoesc: visitas técnicas e prestação de serviço

Engenharia Química da Unoesc: visitas técnicas e prestação de serviço
Foto:Visita à Fischer, em Videira

O curso de Engenharia Química da Unoesc Joaçaba desenvolveu, ao longo deste ano, diversas atividades complementares, com o objetivo de proporcionar aos alunos o contato com diferentes atividades formativas, de maneira a favorecer a diversificação e a ampliação de conhecimentos, habilidades e competências que estejam articuladas à formação profissional e humana proposta pelo curso.

Uma das grandes vantagens do engenheiro químico é poder atuar nos mais variados tipos de indústria. Se existe transformação da matéria, o engenheiro químico estará presente. Estas indústrias serão os locais de trabalho da grande maioria dos formados, sendo fundamental que os acadêmicos conheçam e frequentem esses ambientes ao longo dos cinco anos de curso. Sendo assim, diversas visitas técnicas foram realizadas, inclusive com os alunos da 1ª fase, que tiveram o primeiro contato com a indústria. Os ingressantes do curso tiveram a oportunidade de visitar a Celulose Irani, em Vargem Bonita e a Tinsul Tintas, localizada em Ouro.

Ao longo do curso as visitas técnicas tornam-se ainda mais importantes, pois é o momento onde o aluno poderá observar na prática todos os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula em componentes curriculares, como: Química Tecnológica, Tratamento de Resíduos Industriais e Operações Unitárias I, II e III.

Os locais visitados ao longo do ano foram: Gelnex, gelatinas de origem animal, em Itá; Fischer Agroindústria, unidade de maçãs em Fraiburgo e unidade de sucos em Videira; Aurora Alimentos, em Joaçaba; Pioneiro Ecometais, em Água Doce; SIMAE, estação de tratamento de água, em Joaçaba; Tirol, indústria de lacticínios, em Treze Tílias e Celulose Irani SA, indústria de papel e celulose, em Vargem Bonita.

Atividades culturais

Além da formação técnico-científica, o curso de Engenharia Química da Unoesc também se preocupa com a formação humana de seus acadêmicos, visando formar não apenas profissionais, mas cidadãos preocupados com um desenvolvimento sustentável da sociedade e apto a conviver e respeitar todos os tipos de diferenças. Neste contexto, foram oferecidas algumas atividades aos alunos, dentre as quais podemos citar:  Sesc Cultura na Unoesc, com a exibição dos filmes “Palo Malo” e “Uma lição de vida”, e o curso de comunicação interpessoal e discurso de alta performance, ministrado pelo professor Gustavo Deon.

Semana Acadêmica

Uma das datas mais esperadas do ano letivo é a Semana Acadêmica da Engenharia Química. Neste ano, foi realizada a 3ª edição, com o tema "Novas tecnologias". O evento contou com as palestras: "Aplicação de enzimas na engenharia química", ministrada por Manoel André Sasso Lopes, representante da Buckman Latin America e "Nanotecnologia aplicada à Engenharia Química" com a professora doutora Maria Rita Chaves Nogueira, da Unoesc Videira.

Também foram oferecidas oficinas teóricas-práticas, onde os alunos puderam "colocar a mão na massa" e desenvolver alguns produtos como saneantes, cosméticos e cerveja. Para finalizar, foi realizada uma visita técnica à cervejaria Bierbaum, em Treze Tílias.

Prestação de serviço à comunidade

Preocupado com o aumento de incidência de casos de dengue na região, o curso de Engenharia Química, em parceria com os cursos de Ciências Biológicas e Enfermagem da Unoesc Joaçaba, ofereceu uma oficina teórico-prática junto aos alunos da Universidade da Terceira Idade (Uniti), de Joaçaba.

O projeto buscou promover a conscientização da população, no que diz respeito aos problemas causados pela transmissão de doenças pelo mosquito Aedes aegypti, e instruir sobre os métodos de prevenção de reprodução e repelência do vetor. Os acadêmicos da Engenharia Química foram responsáveis em capacitar o público presente na preparação de um repelente caseiro a partir de produtos naturais.

Momentos de confraternização

Por fim, como ninguém é de ferro, foi realizada uma confraternização entre os alunos de todas as fases do curso, onde foram degustadas as cervejas produzidas durante a semana Acadêmica e foi realizado o 1º Campeonato de Bolhas de Sabão Gigantes, sendo julgados: tempo de duração da bolha, tamanho das bolhas, altura alcançada e melhor receita (explicação química para sua composição).

Fonte: Dhébora Santiago/Assessoria de Imprensa

Comentários
Publicidade
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui