Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
13-12-2017 | 07:21
GERAL28/12/2016 às 16:30

PRF dá dicas para uma viagem segura neste verão

PRF dá dicas para uma viagem segura neste verão
Foto:Imagem ilustrativa/Internet

A Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina está orientando os motoristas que vão pegar a estrada para aproveitar a temporada de verão nas praias do litoral catariense.

De acordo com o Chefe do Núcleo de Comunicação Social da PRF, Adriano Fiamoncini, primeiro lugar vem a revisão mecânica e elétrica do veículo, depois, verificar os documentos do carro e do motorista. “Importante que todos os ocupantes tenham documentos, inclusive as crianças”, lembra.

“Na hora de pegar a estrada, organização. Verificar antes o caminho, traçar as melhores rotas, planejar pontos de paradas para descanso, a cada três horas no máximo, para os motoristas esticarem as pernas, espantarem o sono e brincarem com as crianças, para que elas se distraiam e não se cansem com a viagem”, orienta.

Fiamoncini também destaca o planejamento com alimentação. “Água e lanches são indispensáveis, para que o motorista não tenha que parar em cada posto de combustível”.

Horário de viagem

“O melhor horário é de manhã cedo, 6h já tem luz do sol, temperatura mais agradável e o motorista está descansado. Muita paciência, as filas serão inevitáveis, já há muita presença de turistas do interior de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul e também argentinos e uruguaios em grande número no litoral do estado. As filas certamente vão acontecer nas BRs 101 e 470”.

Trechos perigosos

“Os trechos mais perigosos são os perímetros urbanos, que cruzam as cidades de Joaçaba, Campos Novos, Lages, Blumenau por conta dos acessos e riscos de colisão transversal, apesar de que os acidentes mais graves, com mortes, acontecem geralmente em retas, as colisões frontais devido a ultrapassagem mal realizadas. Essa é a principal causa de mortes nas rodovias federais. O motorista tem que ter paciência. Não tente compensar o tempo perdido em possível um engarrafamento acelerando mais depois. Essa pressa é que acaba matando, gerando tragédia com famílias inteiras nessa época do ano. Mais importante que chegar na praia e aproveitar o verão, é voltar para casa com segurança”.

Cinto de segurança no banco traseiro

“Lembrar do cinto de segurança no banco traseiro. Nessa época, quase todo veículo parado pela PRF, quando há passageiro no banco traseiro, infelizmente não está usando cinto. Essa é uma falta sensação de segurança. Em uma colisão frontal a pessoa que está atrás é projetada ao para-brisa e sobre os ocupantes do banco dianteiro. As crianças tem que usar a cadeirinha, acento de elevação ou o bebê conforto, do início ao final da viagem”.  

Comentários
Publicidade
Anuncie Aqui