Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/03/2024 | 01:34

Agricultura

Família Moraes bate recorde na produção de leite em Herval dOeste

Publicado em 06/01/2017 ás10:24

Reconhecida nacional e internacionalmente pelo modelo de manejo do gado leiteiro, a propriedade do agricultor Gilmar Moraes bateu recordes e superou a quantidade de litros de leite produzidos em 2015. Por meio do trabalho dedicado da família e com o apoio de importantes instituições como é o caso da Epagri, Lactínios Tirol, Banco do Brasil, Coérdia, Ordecenter, Agropecuária Dotta, entre outros, o volume produzido em 2016 foi de 465 mil litros enquanto no ano anterior a produção havia sido de 420 mil litros de leite.

De acordo com Gilmar Moraes a evolução é fruto da dedicação da família. "Estamos sempre atentos as novidades do mercado, cuidando da genética do nosso plantel e investindo na melhoria da infraestrutura. Isso tudo, com a dedicação de toda a família que ajuda, resultou no aumento superior a 10% em um ano de produção", explicou.

Localizada na Comunidade de Linha Capoeirada, interior de Herval d'Oeste, a propriedade conta com a mão de obra de Gilmar Moraes, sua esposa Marilse e as filhas Luana e Gabriela. Quando há necessidade, alguns colaboradores de outras propriedades também prestam serviço à família. No total são 126 vacas e destas 73 estão em período de lactação. Por dia, duas ordenhas são realizadas com uma média que se aproxima de 1600 litros de leite por dia.

O ano de 2016 foi especial

Além do recorde na produção de leite, Gilmar Moraes considera que o ano passado foi especial pelo trabalho de ensino-aprendizagem que foi realizado junto à outros produtores da região, estado e país. Moraes lembra que no mês de abril mais de 300 produtores de leite de 33 municípios catarinense estiveram em Linha Capoeirada participando do Seminário que debateu a sustentabilidade na cultura leiteira. Ainda, durante todo o ano, a propriedade recebeu 17 excursões com alunos, professores, agricultores e técnicos que vieram até Herval d'Oeste conhecer o modelo de produção de leite por meio do piqueteamento.

Para os números expressivos alcançados em 2016, Moraes lembra que o apoio da Comunidade foi fundamental. "Em um evento como o Seminário Leiteiro, toda a comunidade de Capoeirada precisou se envolver na realização devido a quantidade de pessoas que participaram. Lembro ainda que para conseguirmos esses resultados, contamos também com o apoio dos nossos colegas de profissão que sempre nos auxiliam quando há necessidade", explicou.

Apoio do Poder Público é fundamental

Para que a quantidade expressiva de leite fosse produzida, algumas dificuldades precisaram ser superadas. Entre elas, a falta de infraestrutura nas estradas do interior do município. Por diversas vezes, o caminhão que transporta a matéria prima precisou ser rebocado em virtude da falta de manutenção das vias. "A nossa parte estamos fazendo e esperamos que a partir de agora tenhamos o respaldo necessário para fortalecer cada vez mais o nosso trabalho e garantir que outros produtores também consigam desenvolver as suas atividades", completou.

Para 2017, o objetivo é aumentar a produção

"Por meio da melhoria contínua na genética dos animais, inovação e tecnologia pretendemos, ao longo do próximo ano, chegar a marca de 500 mil litros de leite produzidos. Estamso trabalho e nos dedicando para alcançar essa marca histórica", finalizou.

Fonte: Rádio Líder

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X