Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 07:35

Carnaval

Associação Comercial repudia samba-enredo de escola do Rio

Publicado em 17/01/2017 ás10:30

Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Em “Nota de Repúdio” distribuída pela assessoria de imprensa, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) – uma das mais importantes entidades empresariais catarinenses – manifestou-se publicamente contra a interpretação nefasta que faz do agronegócio catarinense a Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, do Rio de Janeiro, no samba-enredo deste ano.

Assinada pelo presidente Josias Mascarello, a nota tem o seguinte teor:

“A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) manifesta publicamente seu repúdio contra a infeliz composição do samba-enredo da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense para o carnaval carioca deste ano.

Adotando uma interpretação completamente equivocada sobre as principais personagens do universo rural brasileiro, o samba-enredo atribui aos fazendeiros – de forma direta e indireta – a destruição das florestas, a poluição dos rios e o extermínio das populações indígenas.

Essa composição peca por desconhecer a realidade do mundo rural, caluniar produtores e empresários rurais e, ainda, ignorar completamente o papel contemporâneo do agronegócio na economia brasileira e na vida dos municípios de todas as regiões do País.

O agronegócio do Brasil é um exemplo mundial de eficiência, sustentabilidade, proteção e uso racional dos recursos naturais. Graças ao agronegócio, o brasileiro sempre teve, ao longo dos séculos alimento farto, barato e de qualidade, constituindo uma situação de segurança alimentar inédita no mundo.

A abordagem que o samba-enredo e as alegorias da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense oferece é, no mínimo, desrespeitosa e mentirosa. A concepção artística peca pela ignorância de fatos históricos e pela negação da realidade. Decisão justa e relevante seria a Escola de Samba homenagear as famílias rurais, o produtor e o fazendeiro por saciarem todos os dias a fome da nação brasileira – e não essa insensata deturpação da história contemporânea.

O grande oeste catarinense, onde se pratica uma agricultura moderna e avançada, é exemplo vibrante dos benefícios que esse dinâmico setor da sociedade brasileira proporciona para o conjunto da sociedade, gerando riquezas e assegurando trabalho, renda, qualidade de vida e desenvolvimento. Fica aqui expressa nossa manifestação pública de repúdio. Chapecó (SC), 16 de janeiro de 2017. Josias Antônio Mascarello, presidente.”

Fonte: MB Comunicação Empresarial

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X