REGIÃO04/12/2012 às 19:57

Alinhamento do Planeta Júpiter com Terra e Sol levou 150 pessoas ao Observatório

Alinhamento do Planeta Júpiter com Terra e Sol levou 150 pessoas ao Observatório
Foto:Divulgação

O Observatório Municipal Domingos Forlin recebeu no último domingo (2), a visita de mais de 150 pessoas que participaram da observação da oposição a Júpiter. Este fenômeno é anual e implica no alinhamento do Planeta Júpiter com Terra e Sol. “Esta é a melhor época para visualização deste astro, já que quando o Sol põe-se no horizonte Oeste, Júpiter nasce no horizonte Leste”, explica o astrônomo e diretor do Observatório - Fábio Herpich. “Mesmo com a chuva que caiu em Videira na parte da tarde de domingo, durante a noite foi possível visualizar Júpiter e quatro de suas 67 luas. Só que infelizmente, por volta das 23h45 o tempo fechou, impedindo a visualização do planeta até o final do horário previsto que era 01h da segunda-feira”, aponta.

Júpiter é o quinto planeta a partir do Sol e o maior do Sistema Solar, um gigante gasoso com 318 vezes a massa da Terra. É rodeado por 67 luas, sendo que as 4 maiores são facilmente visíveis com pequenos telescópios. Estas luas foram descobertas por Galileu Galilei em 1610 e constituem um marco na história do desenvolvimento da ciência.

O diretor do Observatório destaca ainda que paralelo ao evento de observação de oposição a Júpiter também aconteceu a apresentação de vídeos ilustrativos tratando de várias curiosidades à respeito do cosmos. A iniciativa foi em comemoração ao Dia Nacional da Astronomia, instituído em homenagem ao nascimento de D. Pedro II (02/12/1825), último imperador do Brasil e grande admirador da astronomia.

A visitação, a observação e as palestras são gratuitas. O agendamento de visitas noturnas, fins de semana e feriados podem ser feitas pelo telefone (49) 3566-7053 ou pelo e-mail: observatoriovideira@hotmail.com


Silvia Palma
Assessora de Comunicação PMV
Fotos: Arquivo ODF

Comentários
Publicidade
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui