JOAÇABA29/04/2013 às 13:23

Joaçaba, Herval e Luzerna serão sede dos Parajasc 2013

Termo de compromisso foi assinado pelos três prefeitos na manhã desta segunda-feira
Joaçaba, Herval e Luzerna serão sede dos Parajasc 2013
Foto:João Cascaes, Rafael Laske, Nelson Guindani, Marcos Weiss e Moisés Diersmann

Na manhã desta segunda-feira (29), após a transmissão de cargo, o prefeito em exercício de Joaçaba, Marcos Weiss, juntamente com os prefeitos de Herval d´Oeste e Luzerna, Nelson Guindani e Moises Diersmann, assinou o termo de compromisso para os municípios serem sede do Parajasc 2013.
No ato, o coordenador do Parajasc, João Cascaes, disse que o desejo de realizar o evento na região foi exposto no início do ano quando os prefeitos estiveram na FESPORTE formalizando o pedido para realizar o Jasc 2015. “Agradeço a vontade dos três municípios que acreditam que através do esporte podemos fazer uma sociedade melhor”, disse João ao lembrar que Joaçaba já foi sede do evento em 2006, quando da 2ª edição.

De acordo com o coordenador, o Parajasc é um evento único no Brasil, referência do Paradesporto que contempla quatro deficiências: intelectual, física, visual e auditiva com mais de 2.500 atletas inscritos. “É o caminho para muitos atletas que estão na Paraolimpíada e Olimpíada inclusive, como é o caso de uma atleta de Criciúma que com apenas 16 anos é a quarta do mundo no tênis de mesa e faz parte da seleção brasileira paralímpica e olímpica. Ela vai ser a única atleta brasileira a participar das duas olimpíadas em 2016”, destacou orgulhoso ao falar que outros atletas despontam na natação e atletismo.

“O Parajasc foi criado para mostrar que a pessoa com deficiência não é aquela que fica em casa e não faz nada, pelo contrário é aquela que se supera, treina, tem sua independência”, observou João.

Marcos Weiss aproveitou o momento para falar da acessibilidade que hoje faz parte do planejamento do poder público. “Antes não se falava e nem mesmo se pensava na acessibilidade. Essas pessoas estavam à margem da sociedade, fora do processo e hoje vemos essa preocupação da inclusão, de oferecer respeito e dignidade para melhorar a qualidade de vida deles”, observou ao dizer que um evento é extremamente importante para Santa Catarina e que os três municípios vão fazer o melhor.

Para o prefeito hervalense Nelson Guindani, Joaçaba tem um histórico bastante positivo em termos de organização dos Jogos Abertos, e agora com a parceria com Herval e Luzerna, o evento será referência. “O trabalho em conjunto é cobrado pela sociedade pelo fato dos três prefeitos serem do mesmo partido”, disse Guindani enaltecendo a integração dos municípios em um único propósito.

O coordenador Do Parajasc fará a vistoria nos locais de competição para observar as adaptações necessárias para a 9ª edição do evento que deve acontecer de 22 a 27 de outubro.



Fonte: caco da rosa

Comentários
Publicidade
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui