Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 02:29

Joaçaba

Saúde e segurança do trabalhador são debatidos em Joaçaba

Publicado em 26/03/2017 ás20:00

Márcio Luís Dalla Lana, vice-presidente da FIESC para a região Centro-Oeste

Foto: Márcio Luís Dalla Lana, vice-presidente da FIESC para a região Centro-Oeste

Joaçaba recebeu na manhã da última quarta-feira (22) o décimo encontro dos 16 Workshops que acontecem nas vice-presidências da FIESC até o fim deste primeiro semestre, com o objetivo de discutir os desafios e perspectivas sobre a saúde e segurança do trabalhador e estimular a atuação de lideranças locais como agentes promotores de ambientes de trabalho seguros e saudáveis.

A iniciativa é da FIESC, por meio do SESI e com o apoio do IEL, que promove a discussão por meio do workshop Aliança Saúde Competitividade. O encontro, ocorreu na nova Unidade do Sesi em Joaçaba e contou com a participação de lideranças empresariais, sindicais, organizações públicas, acadêmicas, políticas e da sociedade. As ações apontadas em painéis e discussões foram a sensibilização e a mobilização, além de reposicionar o tema como um dos fatores estratégicos para a competitividade da indústria.

Durante a manhã um painel foi formado para explanação dos pontos de vista dos participantes e grupos de trabalho, divididos por setores. Eles discutiram os desafios e práticas que podem ser adaptadas à saúde e à segurança da região.

O vice-presidente da FIESC para a região Centro-Oeste, Márcio Luís Dalla Lana, falou sobre os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente 11,54% da folha de pagamento são gastos na saúde. Márcio enfatizou que a riqueza de uma empresa depende do trabalhador. “Investir em educação na indústria além de elevar a escolaridade, e qualificação profissional, auxilia nas mudanças culturais e comportamentais reduzindo os índices de trabalho e também o cuidado com a saúde”, disse.

A diretora da unidade do Sesi em Joaçaba, Rosane Kunen, destacou que todas as sugestões para construção deste plano de ação são primordiais para produzir no ambiente de trabalho melhores condições para o trabalhador. “A temática é desafiadora, mas importante e não deve ficar limitada apenas à equipe técnica. O empresário tendo consciência que saúde é igual à competitividade, ele terá uma empresa muito mais sadia e produtiva, economicamente viável e reconhecida pela sociedade por sua reputação e capital humano, deixando um legado do bem”, ressaltou.

Durante o evento ocorreu o lançamento do Núcleo de Segurança e Saúde da região Centro Oeste, formado por integrantes de entidades, empresas, organizações e indústrias da região.

No workshop, foram identificados os desafios na área, e agora será elaborado um plano de ação para a mobilização da região a favor da causa. “Este é um trabalho qualitativo, associando saúde e competitividade. Algo que precisa ser amplamente tratado de forma sistêmica e como prioridade por todos os atores da sociedade, reduzindo problemas de saúde, acidente de trabalho e principalmente custos, uma agenda negativa que precisa ser mudada. Devem ser encarados como agenda estratégica de Estado e das organizações”, explicou o superintendente do SESI/SC, Fabrizio Machado Pereira. “Além disso, as discussões das 16 vice-presidências da FIESC, serão transformadas em propostas de programas e projetos que transformem a realidade da saúde e segurança em nosso Estado”.

Fabrizio lembrou ainda o aumento da expectativa de vida do brasileiro associado aos seus hábitos e que as empresas devem estar preocupadas também com o ambiente externo e promoção da qualidade de vida do trabalhador. “São necessárias políticas públicas para incentivar as empresas promoverem saúde além do ambiente de trabalho. Não apenas cumprindo a legislação e NRs”, salientou.

O superintendente do SESI, destacou ainda durante o evento os custos com saúde e que os desafios relacionados à segurança nos ambientes de trabalho podem ser enfrentados com o investimento em prevenção à doença e promoção da saúde. De acordo com estudo da Gallup, instituto de pesquisa de opinião dos Estados Unidos, empresas que investem em saúde têm 48% menos incidentes de segurança e 37% menos ausências no trabalho.

A iniciativa disponibiliza conhecimento sobre cenários e tendências de saúde e segurança, e seus impactos para a competitividade das organizações. A Aliança Saúde Competitividade oferece ainda, por meio dos serviços da entidade da FIESC, o desenvolvimento e gestão de ambientes e comportamentos seguros e saudáveis na promoção da saúde integral.

Fonte: Nativa Comunicação Integrada

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X