Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
22-07-2019 | 05:40
GERAL12/05/2017 às 17:00

Unoesc é premiada por assinatura digital em documentos acadêmicos

Unoesc é premiada por assinatura digital em documentos acadêmicos
Foto:Entrega do troféu em Balneário Camboriú

A Unoesc foi selecionada, entre várias empresas catarinenses, como Embraco e Angeloni, que publicam no portal IT4CIO, para receber no último sábado, 6 de maio, o prêmio “Case de sucesso IT4CIO”. Todo ano é eleita uma instituição que se destacou pelo trabalho exercido no estado e a Unoesc recebeu o troféu em virtude da implementação da assinatura digital em documentos acadêmicos, disponíveis no Portal de Ensino.

A entrega do prêmio ocorreu durante o evento “Executive Day SC”, nos dias 5 e 6 de maio, em Balneário Camboriú. Quem representou a universidade foi a coordenadora de Tecnologia de Informação e Comunicação da Unoesc, professora Roseli Rocha Moterle. Nesta oportunidade, ela apresentou as tecnologias utilizadas no processo, os benefícios, além da estrutura do documento emitido. Para ela, essa conquista mostra o avanço e a importância do uso de novas tecnologias para a instituição.

— Essa conquista para a Unoesc é o reconhecimento pelo trabalho da equipe envolvida e a importância da área de TI na automatização de processos e melhorias no desempenho das atividades da instituição, prestando serviços com qualidade e agilidade aos nossos acadêmicos — afirmou Roseli, ao destacar que esse case já foi apresentado em novembro do ano passado, no evento "CIO Weekend Sul" que envolve gestores de TI do Sul do Brasil.

Assinatura digital

A assinatura digital para três documentos acadêmicos – histórico escolar, atestado de matrícula e atestado de matrícula e frequência – passou a ser utilizada na Unoesc, em março de 2014. Com essa tecnologia, o acadêmico não precisa ir até a Secretaria Acadêmica para retirar um desses documentos. No Portal de Ensino é possível fazer a solicitação e receber o documento em formato PDF.

Essa tecnologia não se trata da assinatura manuscrita digitalizada, é um certificado digital que funciona como uma identidade virtual da pessoa que assina. Os documentos assinados digitalmente devem ser utilizados, preferencialmente, em arquivo digital, o que permite a verificação da integridade e autenticidade do documento. Na forma impressa é possível consultá-lo em endereço indicado no próprio documento, onde o interessado pode acessar o banco de dados da Unoesc e verificar a autenticidade do que tem em mãos. No caso da Unoesc, essa consulta poderá ser feita em até seis meses após a data de emissão.

Entre os benefícios da utilização do certificado digital nos documentos acadêmicos, estão: redução do consumo de papel e de tempo no processo, agilidade no atendimento aos estudantes, melhoria na qualidade dos serviços prestados, bem como garantia da integridade e autenticidade dos documentos.

A Unoesc foi a primeira universidade de Santa Catarina a adotar essa tecnologia nos documentos acadêmicos. No entanto, a assinatura digital é utilizada por inúmeras organizações, como a Universidade de São Paulo e a Unisinos, a Receita Federal, o Poder Judiciário, cartórios, bancos, sites de comércio eletrônico, seguradoras, entre outras.

Fonte: Dhébora Santiago/Assessoria de Imprensa

Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui