Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 05:28

Joaçaba

Aplicativo de alunas joaçabenses é semifinalista em competição mundial

Publicado em 26/05/2017 ás19:00

Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta semana, a Administração Municipal recebeu uma ótima notícia. Um grupo de quatro alunas do 7º e 8º ano da escola NUPERAJO - Núcleo Pedagógico Rural de Joaçaba foram uma das 68 equipes do mundo na categoria júnior, finalistas no programa TECHNOVATION CHALLENGE 2017. No Brasil, apenas duas equipes mirins estão na semifinal, a outra equipe é de Recife.

As alunas Ana Laura Silva dos Santos, Isabela Mallmann da Silva, Nathalia Grondek e Raissa Bühringer, com o apoio da professora de informática e mentora, Gislaine Ribeiro, tiveram um mês para desenvolver o aplicativo Help Online, que tem como propósito trazer mais segurança para todas as pessoas que optarem por utilizá-lo, pois terão um meio de comunicação que servirá de ponte com organizações como: polícia, delegacias, ONG’s, bombeiros, SAMU, entre outros.

No decorrer do desenvolvimento do aplicativo as meninas tiveram muitas dificuldades, tendo em vista que não tinham noção nenhuma de programação e apenas o inglês básico, sendo que todos os materiais foram entregues em versões em inglês.

O TECHNOVATION CHALLENGE é mantido pela ONG americana Irisdescent e estimula meninas entre 10 e 18 anos a desenvolverem um projeto que resolva um problema social, através do uso da tecnologia. As equipes de até 5 meninas identificam um problema e criam um aplicativo para celular. Os aplicativos criados no programa deverão se encaixar em um dos 6 temas baseados nas Metas de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que são: Saúde, Educação, Paz, Pobreza, Igualdade e Meio Ambiente.

Para executar o projeto, o time recebe o auxílio de mentores e de embaixadores, responsáveis por manter o projeto em cada cidade. O trabalho é voluntário e a participação é totalmente gratuita.  Este ano, é a primeira vez que Joaçaba participa da competição.

A próxima etapa será a seleção de 12 projetos, 2 de cada tema. O primeiro lugar irá para o vale do Silício, na Califórnia, onde as estudantes farão parte de uma série de eventos, nos quais apresentarão seu projeto para centenas de investidores e profissionais. O segundo lugar receberá um prêmio US$ 2.500,00. O aplicativo desenvolvido pelas alunas de Joaçaba está dentro do tema “Paz”, dentro desse tema estima-se que 10 a 12 projetos mundiais estão concorrendo com Joaçaba.

Para participar da competição, as alunas contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e com entidades do Município que disponibilizaram mentores e Workshops para capacitar e auxiliar as participantes no desenvolvimento e apresentação dos aplicativos e deram todo suporte para que as meninas pudessem participar do programa.

Para o prefeito Dioclésio Ragnini, a conquista do grupo de alunas traz uma grande felicidade para Joaçaba. “Essa conquista é fruto de muita determinação, empenho e trabalho. Isso comprova um ensino público de qualidade e que precisamos acreditar e investir cada vez mais em nossos alunos. Para nós, essas meninas já são grandes vencedoras. Ter Joaçaba como destaque em nível mundial é a certeza de um povo que se destaca e ultrapassa fronteiras”, afirmou Dioclésio.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X