Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 17/04/2024 | 21:25

Joaçaba

Instituto do Coração apresenta estrutura para cirurgias cardíacas

Publicado em 28/06/2017 ás11:00

Divulgação

Foto: Divulgação

Uma estrutura ampla, moderna, que possui um propósito bem definido e que tem como meta agregar valor a medicina da região meio-oeste catarinense. Com esse conceito, na manhã da última sexta-feira, dia 23, integrantes da imprensa conheceram o Instituto Coração & Saúde (IC&S) que está localizado na área central de Joaçaba – bem ao lado do Hospital Universitário Santa Teresinha (HUST).

A imprensa foi recebida pelo Dr. Antonio de Oliveira Dantas Filho (médico Cardiologista e Diretor do Instituto), Prof.ª Dra. Simone Dantas (médica Cardiologista e Diretora do Instituto), Dr. Marcelo Fraga Silveira (médico Cardiologista, Hemodinamicista e Diretor do Instituto), bem como pelo corpo administrativo. Após as boas vindas e uma pequena explanação realizada pelo doutor Dantas sobre toda a estrutura que foi concluída em fevereiro deste ano, foi servido um café da manhã, com posterior visita técnica ao IC&S. Abaixo seguem os principais dados da estrutura física, atividades realizadas, profissionais e previsão para início da Hemodinâmica:

1.   ESTRUTURA FÍSICA

- Aproximadamente 5.000 m².

- 15 consultórios para profissionais da área da saúde.

- 4 salas com equipamentos voltadas para Exames Cardiológicos.

- Auditório para 100 pessoas – destinado para fomentar atividades científicas.

- Unidade de Exames Intervencionistas – Hemodinâmica com 3 leitos de recuperação.

- Unidade de Terapia Intensiva com 5 leitos de UTI para pós exames.

- Elevador e plataforma de acesso com ligação direta entre o IC&S e o HUST.

- Garagem com 52 vagas para automóveis e mais 10 vagas para motos.

- Estrutura totalmente de acordo com as normas de acessibilidade.

- Lounge Café.

- Gerador próprio – com potência 270 Kva.

2.   ATIVIDADES REALIZADAS NA PROCARDIO:

- Consultas médicas com especialistas na área de Cardiologia.

- Eletrocardiograma de repouso.

- Testes Ergométricos.

- Exames de MAPA.

- Exames de Holter.

- Ecocardiogramas trastorácico e transesofágico.

3.   PROCEDIMENTOS REALIZADOS NA UNIDADE DE HEMODINÂMICA:

NOVOS Serviços de diagnóstico e terapêuticos previstos para iniciar em breve:

- Angioplastia.

- Angioplastia Transluminal percutânea com ou sem implante de Stent.

- Arteriografia Vascular.

- Cateterismo cardíaco com Cineangiografia.

- Procedimentos cirúrgicos para implante de marcapasso definitivo.

- Internação em Unidade de Terapia Intensiva Coronariana – pós exames.

- Eletrofisiologia. 

4.   PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO INSTITUTO

4.1. PROCARDIO:

- Dr. Antonio Dantas Filho

- Prof. Dra. Simone Dantas

4.2. HEMODINÂMICA:

- Dr. Marcelo Fraga Silveira (Hemodinamicista Responsável)

- Dr. Luiz Morrone (um dos fundadores do Serviço de Hemodinâmica de Xanxerê)

4.3. CLINICARDIO (Cirurgia Cardiovascular):

- Prof. Dr. Paulo Roberto Slud Brofman.

- Dr. Rodrigo Mussi Milani.

- Prof. Dr. Maximiliano Ricardo K. Guimarães.

- Dra. Maria Fernanda Domingos Bercatto.

4.4. ELETROFISIOLOGISTAS:

- Prof. Dr. André D´Ávila.

- Dr. Alexander Dal Forno.

4.5. PSICOLOGIA E NEUROPSICOLOGIA:

- Dra. Rose Cunico.

4.6. EXCELÊNCIA CENTRO ODONTOLÓGICO:

- Dra. Barbara C. Anrain (Radiologia e Imaginologia)

- Dr. Leonardo Flores Luthi (Implantodontia)

- Dra. Geórgia R. Martini (Endodontia)

- Dra Emanuele C. Menegat (Ortodontia)

5.   PREVISÃO PARA INÍCIO DAS ATIVIDADES DO SERVIÇO DE HEMODINÂMICA

O Instituto já está em funcionamento com as atividades de clínica médica e Exames Complementares. O novo serviço de Hemodinâmica tem como perspectiva para o início de suas atividades até o final deste ano.

6.   CREDENCIAMENTOS, CONVÊNIOS E PARTICULAR

No mundo inteiro, os convênios só podem credenciar serviços que já estejam em funcionamento. Então o atendimento será iniciado em caráter particular e paralelamente será encaminhada as solicitações de credenciamento junto aos convênios, tais como SUS, Unimed e outros.

7.   MODELO QUE INSPIROU A CONCEPÇÃO DO PROJETO ASSOCIANDO A INICIATIVA PRIVADA E O SETOR PÚBLICO

Não muito distante de Joaçaba, a cidade de Xanxerê é referência em Cardiologia para a região.

A iniciativa visionária e pioneira de um grupo de médicos de Xanxerê e região, dos quais podemos citar, Dra. Marines Peres, Dr. Zanolla, Dr. Brandallero, Dr. Giublin, Dr. Luiz Morrone, idealizaram e implantaram com recursos próprios o serviço de Cardiologia Intervencionista e Cirurgia Cardíaca dentro do Hospital Regional São Paulo. Após dois anos de atividades conseguiram o credenciamento o SCC pelo SUS projetando assim, o Hospital Regional (HRSP) como referência em Cardiologia. Um empreendimento privado, dentro de uma instituição pública em prol da comunidade.

Em Lages, o mesmo modelo também foi seguido por um grupo de médicos da cidade e região, em parceria com o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, criaram a CardioLages,

– Centro de Hemodinâmica e Cirurgia Cardíaca do Planalto Catarinense.

8.   HISTÓRIA – LINHA DO TEMPO

1980 - O SONHO:  O sonho da criação de um Serviço de  Hemodinâmica  e Cardiologia  Intervencionista (SHCI) assim como Serviço  Cirurgia  Cardíaca (SCC) se iniciou em 1980 com a inauguração da  PROCARDIO  em Joaçaba. A Procardio foi a primeira clínica cardiológica do Meio Oeste e Oeste Catarinense a contar com Departamento de Ergometria com esteira e Cicloergômetro totalmente monitorizados, Cardioversor com monitor acoplado, primeiro equipamento de Gravação de ritmo cardíaco –HOLTER -  e primeiro Marca Passo externo da região compreendida entre Lajes e a fronteira do Estado.

1983 AVANÇOS TECNOLÓGICOS:  A Procardio instala o  primeiro aparelho de  Ecocardiografia da região.

1988DA CONSTRUÇÃO DE UM HOSPITAL PARA O AMBULATÓRIO MÉDICO DA UNOESC: Em parceria com o Dr. Sergio Dallanora (In Memorian), Dr. Luiz Deczka, Dr. Walter Rotbarth, Dr. Acioly Viecelli, juntos iniciam  a  construção de um  moderno   hospital com quase  9.000 m² de  área construída.  Entre os  vários serviços  a serem instalados neste hospital, estava o serviço de Hemodinâmica e SCC. Posteriormente esta área foi alienada a UNOESC para a instalação do Ambulatório Médico Universitário do  Curso de Medicina – permitindo na época  o Reconhecimento deste Curso pelo MEC.

2006PARCERIA COM A CLINICARDIO: A Clinicardio (Clínica de Referência de Curitiba – PR) representada pelo Prof. Dr. Paulo Roberto Slud Brofman assina Carta de Intenção com  FUNOESC para a implantação de um futuro SCC dentro do HUST.

2008 – CHEGADA DE MAIS PROFISSIONAIS QUALIFICADOS EM CARDIOLOGIA: Nesse ano, a  Dra Simone  Dantas  conclui o Doutorado na USP  e retorna  à Joaçaba com o título de  Cardiologista e Ecocardiografista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia  e instala o primeiro serviço de Ecocardiografia,  a realizar exames Transesofágicos  na nossa região. No mesmo ano, o  Dr Marcelo Fraga Silveira, Hemodinamicista especializado e titulado  pelo Instituto do Coração (INCOR)  da Faculdade de Medicina da USP, vem a somar para o quadro de profissionais da Procardio. Além de integrante da Procardio, Dr. Marcelo passa a prestar  seus  serviços  como cardiologista intervencionista no Hospital  Regional São Paulo  (HRSP) de Xanxerê.

2009 – PARCERIA COM O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SANTA TEREZINHA (HUST):  o  Prof Adgar Bittencourt, Diretor Geral do HUST  que há anos acompanhava esse sonho,  havia iniciado o projeto de Revitalização  do HUST. Ele propôs uma parceira da instalação do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista da Procardio dentro do HUST.  A cardiologia clínica do HUST já estava consolidada e a presença de um Serviço de Hemodinâmica somaria qualidade aos serviços já prestados pelo hospital.  O IC&S aceitou a ideia mas posteriormente, o  Prof Adgar comunicou que infelizmente esse modelo de parceria não seria possível já que o HUST não dispunha de espaço físico suficiente para as instalações necessárias. Os serviços de Hemodinâmica ocupam grandes áreas físicas.

2009- MARCO:  Por esta  razão o IC&S optou a construir o Serviço de Hemodinâmica na área contigua ao HUST já que  o Brasil é um dos raros países do mundo onde  a Hemodinâmica é considerado serviço intra hospitalar.

OBS: Segundo a Society for Cardiovascular and Intervention, (SCI)  entre os  39 países que ela representa   incluindo o Brasil e EUA  , apenas  4 países exigem  retaguarda  cirúrgica  no Hospital. Nos demais  35 países , os Serviços de Hemodinâmica  e Cardiologia Intervencionista  funcionam sem retaguarda  cirurgia interna. A  justificativa  da SCI é que os procedimentos  realizados são de baixo risco, e assim podem beneficiar um maior número de pessoas  principalmente nas regiões interioranas. 

Segundo dados dos registros da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista no ano de 2012 foram registrados cerca de 10.000 angioplastias e apenas 2 pacientes necessitaram de ser encaminhados para cirurgia cardíaca de urgência (0,02%). Por este motivo é que quase todos os países do mundo autorizam os Serviços de Cardiologia Intervencionista a funcionarem independentes de um hospital.

2010- INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DO INSTITUTO CORAÇÃO & SAÚDECom projeto do escritório de arquitetura Madrigano Hospitalar de Blumenau a Procardio inicia a construção do  Instituto Coração & Saúde (IC&S) no terreno de 2.000 m² localizado na Av. Barão de Rio Branco/esquina com Rua Sete de Setembro e  contíguo ao HUST.

2017– HABITE-SE FINAL -   Em 16 Fevereiro 2017 o IC&S recebe da Prefeitura Municipal de Joaçaba o HABITE-SE da Passarela que comunica o IC&S e HUST. Com este documento deu por encerrada a construção do IC&S.

Em 17 de fevereiro 2017 – o Diretor Geral do HUST, Prof Marin foi comunicado sobre a finalização da construção do IC&S e o início dos convites à todos os cardiologistas da cidade e da região, para uma reunião de apresentação das instalações e discussão das formas de operacionalização do Serviço de Cirurgia Cardíaca do HUST. Os convites foram reforçados dois dias antes da data combinada, através de mensagens de texto e copiados e enviados à Direção Geral do HUST, UNOESC e Procuradoria Jurídica da Fundação.

Em 02 de junho 2017REUNIÃO NA REITORIA DA UNOESC -  TRATATIVAS PARA IMPLANTAÇÃO DO SERVICO DE CIRURGIA CARDÍACA NO HUST EM PARCERIA COM A UNOESC e IC&S. Este foi um marco importante para a história da implantação desse serviço, onde estiveram reunidos todos os responsáveis envolvidos, ou seja, HUST, UNOESC e Instituto Coração & Saúde. Com transmissão ao vivo pela Rádio Catarinense.

Em 23 de Junho – COLETIVA COM IMPRENSA -  O IC&S recebe a Imprensa para um café da manhã, apresentação da sua estrutura física e apresentação do projeto.

Fonte: Nativa Comunicação Integrada

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X