Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 04:08

Esportes

Tênis de mesa aumenta a coordenação motora de alunos da Apae

Publicado em 05/07/2017 ás13:40

Divulgação

Foto: Divulgação

Há aproximadamente um ano a Associação Pró Tênis de Mesa de Joaçaba, através de seu projeto social, vem ministrando aulas gratuitas aos alunos da Escola Especial Frei Bruno. As atividades são desenvolvidas pelo professor Marlon Spindola, no período vespertino, sempre nas quartas-feiras.

Conforme o professor, a proposta do trabalho foi envolver os alunos com deficiência moderada na modalidade, como auxílio para o desenvolvimento intelectual, reforçando a disciplina e atenção. “O objetivo principal da atividade é aumentar a coordenação motora dos alunos e a melhora na qualidade de vida, conceitos físicos, mentais e da inclusão social. Hoje nove alunos participam”, explica. “O carinho dos alunos é o mais visível, quando vou embora na quarta-feira, eles já me perguntam se voltarei na próxima semana e ficam ansiosos para continuar as atividades”.

Marlon destaca que algumas mudanças são notórias desde o início das atividades como a maior coordenação e interação entre eles. “No começo quase não se comunicavam entre eles, agora não. Desenvolveram rápido os ensinamentos do tênis de mesa”.

Durante à tarde da quarta-feira, dia 28 de junho, os alunos foram incentivados pelo professor a acertar um alvo, carinhosamente apelidado de “Chico”, ornamentado com motivos juninos. “Os fundamentos do tênis de mesa são os mesmos, o que passo para eles são técnicas de formas lúdicas”.

O trabalho já apresenta resultados e dois alunos da APAE de Joaçaba foram selecionados pelo professor Marlon, com autorização da diretoria e dos pais, para representarem o município nos PARAJASC 2017, em Criciúma, no final de setembro. São Cleverson Miranda, de 19 anos, e Jean Matheus Dias, 20 anos.  “Adoro as aulas tênis de mesa. Aprendi o jogo rápido e fiz um grande amigo, o Cleverson e já queremos trazer medalhas”, afirmou Jean.

A diretora da Escola Especial Frei Bruno/APAE Joaçaba, Eliza Piovesan, avalia a parceria como extremamente positiva e explica que a atividade envolve alunos com deficiência moderada. “O resultado dessa atividade mostra alunos como maior motivação e dedicação, atentos às regras e limites, auxiliando no desenvolvimento do potencial”, destaca.

Há 47 anos a APAE de Joaçaba desenvolve trabalho para o desenvolvimento das potencialidades de alunos com algum tipo de deficiência e para que exerçam o pleno exercício de sua cidadania. Na escola frequentam alunos com diagnóstico de deficiência mental (moderada, severa ou profunda) associada ou não a outras deficiências. Possui ainda atendimentos nas áreas como psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e assistência social, atuando de forma preventiva e reabilitatória aos alunos e dando suporte à família.

São atendidos atualmente 152 alunos desde primeiros meses de vida na Estimulação Precoce até adultos com mais de 60 anos de idade. A escola desenvolve trabalho também ná area da preparação e encaminhamento para o mercado de trabalho e assessorias nas escolas de ensino regular onde os alunos da APAE estão incluidos.

Só foi possível a implementação do projeto social da Associação Pró Tênis de Mesa de Joaçaba através da parceria da entidade com a Prefeitura de Joaçaba e patrocínio das empresas Scherer Autopeças, Inovadora Sistemas para Saúde, Bonato Materiais para Construção, Brollo Drive In e Centro Educacional Girassol. E também apoio da Nativa Comunicação, Copycenter e os Restaurantes D´Itália, Manjericão e Armani.

Fonte: Nativa Comunicação Integrada

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X