Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 18/04/2024 | 02:32

Geral

Processo de beatificação de Frei Bruno será concluído em outubro

Publicado em 27/07/2017 ás09:30

Membros do Tribunal Eclesiástico estiveram em Xaxim

Foto: Membros do Tribunal Eclesiástico estiveram em Xaxim

A Diocese de Joaçaba está ultimando todos os detalhes necessários para encaminhar os documentos históricos do Servo de Deus Frei Bruno para o Postulador em Roma que analisará e, posteriormente, encaminhará à Causa dos Santos para a futura beatificação do Frade Franciscano.

Do processo, até o momento, fazem parte a compilação dos documentos relacionados a Frei Bruno, os testemunhos de pessoas que o conheceram, manifestações de Bispos, Padres Religiosos e religiosas e fiéis cristãos que de alguma forma tiveram contato ou conheceram o Frei.

O início do processo aconteceu em 2011 após os primeiros contatos entre os Superiores dos Freis Franciscanos com o Bispo Diocesano Dom Mário Marquez. A partir de então, um enorme trabalho realizado pelas equipes de trabalho junto ao Tribunal Eclesiástico resultou em um documento com, aproximadamente, sete mil páginas.

Na semana passada, os membros do Tribunal Eclesiástico, as Comissões histórica e teológica, os vices-postuladores e o Bispo Diocesano Dom Mário Marquez, estiveram na Cidade de Xaxim para catalogar e ordenar os documentos desde o início de todo o processo, assinando e carimbando documentos. Todo esse material está sendo preparado para ser enviado à Roma onde uma reanálise será feita pelo Postulador da Ordem dos Freis Franciscanos e, logo depois, será encaminhado para a equipe de Cardeais responsáveis pela causa dos Santos para outra análise. Participaram desta reunião de trabalho o Vice-postulador de Roma, Frei Estevão; vice-postulador no Brasil, Frei Alex; historiador, Frei Clarêncio Neotti; Presidente, Dom Mário; do Tribunal Eclesiástico, Padre Davi Lenor e Padre Clair José Lovera e comissões.

“Esta é a terceira etapa de todo o processo. No primeiro foram feitas as ações protocolares entre as partes interessadas sobre o assunto.  A segunda parte, após o “Sinal Verde” para a abertura do processo, deu-se a instalação do Tribunal Eclesiásticos e as Comissões histórica e teológica realizando assim a formulação de todas as informações exigidas e orientadas pelos postuladores da causa. Agora estamos na terceira fase, ajustando e compilando, paginando toda a documentação da fase final do Processo Diocesano. A nossa expectativa é que até o final de outubro possamos concluir o processo e enviar para o Vaticano”, resumiu o Bispo Diocesano Dom Mário Marquez.

O processo de beatificação
Para que Frei Bruno seja declarado Beato pela Igreja, é necessário primeiro toda esta documentação e em seguida a comprovação de um milagre. De acordo com a comissão que coordena o Processo Diocesano, existem alguns fatos com evidências que apontam possibilidades de milagres. As comissões estão, durante todo este tempo, trabalhando intensamente para concluir esta etapa com critério exigido pela causa dos Santos. “Precisamos continuar rezando e pedindo pela intercessão de Frei Bruno”, disse Dom Mário. Não há um prazo específico para a conclusão do processo.

Fonte: Angelo Junior Radavelli/Pastoral da Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X