Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 20:27

Joaçaba

Aluno do SENAI Joaçaba conquista ouro na Olimpíada do Conhecimento

Publicado em 21/08/2017 ás19:00

Divulgação

Foto: Divulgação

Durante três dias, a unidade do SENAI em Joaçaba realizou a Etapa Seletiva Estadual da Olimpíada do Conhecimento 2017 - a maior competição de educação profissional e tecnológica das Américas. A unidade promoveu a competição nas modalidades de Web Design e Desenho de Engenharia Mecânica em CAD. O evento contou com a participação de competidores e avaliadores de Luzerna, Joaçaba, Mafra, Chapecó e Tubarão.

Na última sexta-feira (18) foram conhecidos no estado mais dez possíveis integrantes da delegação catarinense que disputarão no próximo ano a seletiva nacional de educação profissional. Vencedores em oito ocupações nas seletivas estaduais disputadas em Jaraguá do Sul, Joaçaba e Chapecó, esses estudantes agora passam a treinar para a fase nacional, a ser realizada em 2018, que definirá a delegação brasileira para o mundial de 2019, na Rússia. Na próxima semana, as provas em outras profissões serão disputadas em Criciúma e Capivari de Baixo.

Os competidores realizam provas que simulam situações reais do mundo do trabalho em suas profissões e são avaliados pelos conhecimentos, habilidades e atitudes que demonstram. Os medalhistas de ouro se habilitam a representar o Estado e garantirão a vaga se demonstrarem evolução técnica nos treinamentos e provas que realizarão.

A solenidade de premiação dos competidores em Joaçaba contou com a presença do vice-prefeito de Joaçaba, Jucelino Ferraz, a diretora das Unidades do SENAI da Região Centro Oeste, Silvana Meneghini, além de familiares dos estudantes. Os alunos da unidade também assistiram a premiação e puderam se inspirar nos colegas.

A região possuía dois representantes na competição: na modalidade de Web Design, com o estudante Gabriel Chuller Battistella, de 15 anos que conquistou o segundo lugar e Desenho de Engenharia Mecânica em CAD, com Guilherme Ernesto Pratto, de 20 anos que conquistou a primeira colocação e se classificou para representar Santa Catarina na etapa nacional.

O vencedor na ocupação de Desenho de Engenharia Mecânica em CAD, Guilherme Ernesto Pratto, enfatizou que o ritmo de treinamentos foi intenso durante seis meses e durante os três dias, o aluno enfrentou duas provas de aproximadamente seis horas, sendo que uma de três horas e outra com quatro horas de duração. “As provas tinham situações apresentadas em projetos a serem modelados e com problemas a serem resolvidos como chaparia e de modelo físico, medindo e desenhando ela no programa,  além de detalhar, de forma que este dispositivo funcione de maneira correta”, explicou. “Agora tenho uma grande responsabilidade em representar o estado.  Quero agradecer também ao professor Mauro Heimfarth que foi meu orientador e agora teremos ainda mais treino, durante aproximadamente um ano para ir a seletiva nacional”.

De acordo com a diretora das Unidades do SENAI da Região Centro Oeste, Silvana Meneghini,  todo aluno do SENAI pode participar dessa competição, passando por processos de avaliação e de estudos contínuos. “Os professores identificam alunos potenciais  para a Olimpíada e iniciam a preparação,  buscando desenvolver o conhecimento técnico,  bem como o auto controle emocional.  O regime de treinamento é intensivo e o apoio da família é fundamental ao jovem”, disse. “Foram três dias intensos de competição e o aluno continuará agora os treinamentos por mais um ano. A Olimpíada é um grande desafio e uma grande possibilidade, porque as portas se abrem para esse aluno, devido ao nível de desenvolvimento e aprendizado alcançado”, completou a diretora, convidando os alunos para serem competidores nas próximas edições.

Além disso, no mês de julho deste ano, outro aluno do SENAI de Joaçaba,  Gean Luiz Leonato conquistou ouro da seletiva estadual na ocupação de Tornearia CNC,  passando a integrar a comitiva que disputará a seletiva nacional.

Confira quem foram os medalhistas em Jaraguá do Sul, Chapecó e Joaçaba

Robótica Móvel (realizado em Jaraguá do Sul)

Ouro: Yaggo Querino de Souza e Rafael Glatz (Jaraguá do Sul)

Modelagem de Protótipos (realizado em Jaraguá do Sul)

Ouro: Lucas Alberto Soares (Jaraguá do Sul)

Polimecânica (realizado em Jaraguá do Sul)

Ouro: Vitor Mateus Tomazeli (Jaraguá do Sul)

Prata: Jéssica Hübner (São Bento do Sul)

TI - Soluções de Software (realizado em Jaraguá do Sul)

Ouro: Gabriel Ribeiro Panca (Blumenau)

Prata: Augusto Cesar de Assis (Jaraguá do Sul)

Mecatrônica (realizada em Chapecó)

Ouro: Luiz Henrique Lorenzi e Lucas Vanazzi Brescovite (Chapecó)

Prata: Vinicius Soares Nunes e Vitor Florentino Bento (Tubarão)

Bronze: Antônio Carlos Eissmann Féller e Rafael Filipe Girardi (Rio do Sul)

Panificação (realizada em Chapecó)

Ouro: Andressa Chagas Roman (Chapecó)

CAD (realizado em Joaçaba)

Ouro: Guilherme Ernesto Pratto (Joaçaba)

Prata: Gabriel Lezan Nitz (Mafra)

Web Desing (realizada em Joaçaba)

Ouro: Diovanna Caroline Schell (Chapecó)

Prata: Gabriel Chuler Battistella (Luzerna)

Fonte: Nativa Comunicação Integrada

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X