Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 13:59

Saúde

Doação de órgãos: uma esperança de vida para quem necessita

Publicado em 08/09/2017 ás18:30

Imagem ilustrativa

Foto: Imagem ilustrativa

A doação de órgãos é uma situação muito complexa, enquanto escrevo este texto, inúmeros pacientes e familiares aguardam ansiosos na fila de transplante esperando pelo difícil transplante de coração, pulmão.... ao mesmo tempo familiares vivenciam uma situação triste em que devem decidir ou não pela doação.

Como falar de doação de órgãos, como abordar isso com as famílias, esse é um desafio diário às equipes que trabalham com essa realidade, pois sabemos o quanto um SIM pode ajudar a salvar várias vidas.

O transplante de órgãos e tecidos é um procedimento cirúrgico onde ocorre a substituição de órgãos (coração, pulmão, fígado, pâncreas e rim) ou tecidos (medula óssea, córneas, pele e ossos), onde o paciente recebe a oportunidade de voltar a ter uma vida normal, através da sua ajuda.

Os doadores são pacientes que apresentem morte encefálica ou cerebral. Estão aptos a doar rins, fígado, córneas, pâncreas, coração, medula óssea, pulmão, ossos, pele e válvulas cardíacas. Os pacientes que tenham parada cardíaca podem doar apenas suas córneas, e no caso de pessoas vivas, podem ser doados fígado e rim, porém este é um procedimento feito apenas em casos específicos.

Para ser um doador você deve comunicar a sua família, é ela quem autoriza a doação de órgãos. Esse processo é acompanhado por uma equipe multiprofissional que orienta e esclarece as dúvidas das famílias, portanto converse com seus familiares sobre doação de órgãos, tire as suas dúvidas em relação ao assunto. Manifeste para sua família que você é um doador de órgãos, que eles saibam a sua opinião, pois somente a família pode autorizar por escrito a doação após a morte.

O Hospital Salvatoriano Divino Salvador (HSDS) de Videira, desde o ano de 2007, com a inauguração da Unidade de tratamento Intensivo (UTI) e com a criação da CIHDOTT - Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, não mede esforços e empenho nesta luta que é salvar vidas.

A CIHDOTT do HSDS é composta por profissionais médicos e enfermeiros, e tem por finalidade a captação de órgãos, a identificação de potenciais doadores e a abordagem de seus familiares, a articulação do Hospital Salvatoriano Divino Salvador com a Central de Notificação, Captação e Distribuição de órgãos, bem como ampliar qualitativa e quantitativamente a captação de órgãos.

A doação de órgãos é uma lição de amor e cidadania, pense nisso!

Enfª Daivana Letícia Kunz

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X