Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 06:01

Joaçaba

Emenda do deputado Pedro Uczai equipará Centro Cirúrgico do HUST

Publicado em 23/10/2017 ás16:00

Divulgação

Foto: Divulgação

Na sexta-feira (20), o Diretor Geral do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), Alciomar Marin, recebeu o deputado federal Pedro Uczai para uma reunião no Salão de Atos, para que pudesse agradecer o empenho da emenda parlamentar impositiva individual no valor de R$ 4 milhões que servirá para comprar equipamentos importantes para o Centro Cirúrgico do hospital, que está sendo ampliado. Além dos dois, sentaram-se à mesa de debates, o vereador de Joaçaba Sérgio Favretto e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jair Schuller.

- O novo centro cirúrgico contemplará um espaço total de 10 salas. Números deste ano, até setembro, indicam que o HUST realiza em média 626 cirurgias por mês, sendo que 70% destinado a pacientes advindos do Sistema Único de Saúde (SUS) – informa o diretor.

O deputado lembra que deixou a Pró-reitoria de Pós-graduação e Extensão da Unoesc Chapecó para assumir o segundo mandato de deputado estadual, quando teve a oportunidade de ser o autor do Artigo 170, que estabelece que o Estado deve proporcionar bolsas de estudos a estudantes catarinenses carentes.

- Eu tenho um vínculo de 27 anos com a universidade e quero fazer da saúde uma prioridade, fazendo política de uma forma honrada e decente.

Foram abordados ainda assuntos nacionais, da pauta política e da pauta da saúde. E finalizando a sua intervenção, o diretor do hospital sentenciou:

- Depois que o recurso for liberado e os equipamentos comprados, nós vamos fazer uma grande solenidade, com a presença de representantes dos 55 municípios beneficiados, a presença do deputado e de lideranças da região, para comemorarmos o que pode significar um marco para nós – garante Marin.

Unoesc

Antes de ser recebido no hospital, o deputado deu entrevista ao comunicador José Barancelli, para a Rádio Unoesc e, na sequencia foi recepcionado pela Diretora de Graduação da Unoesc Joaçaba, professora Liliane Fernandes, que na ocasião representava o Reitor Aristides Cimadon, em viagem. Acompanhando a diretora, os Coordenadores de Área e dos cursos da área da Saúde Unoesc Joaçaba.

- Hoje temos aqui principalmente representantes da área da saúde porque serão os cursos contemplados de alguma forma com este recurso que o senhor vem nos trazer porque nós aqui abraçamos o SUS e procuramos ensinar os nossos alunos a tratar as pessoas com a humanidade que elas precisam e merecem - relata Liliane.

- A vida das pessoas, não só a ideologia, deve pautar a vida. Em nossas conversas, eu pedi e os profissionais do hospital me enviaram uma lista de itens que seriam importantes para o Centro Cirúrgico. Então, dentro da verba que eu tinha disponível, achei que seria importante atender a esta demanda porque atenderia a um contingente de 55 municípios, com um montante de beneficiários em torno de 600 mil habitantes e fiz o meu maior repasse individual como deputado – disse Pedro.

Eis os itens descritos na lista: Monitor multiparâmetros para UTI; Cama hospitalar tipo Fawler mecânica; Cardioversor; Foco cirúrgico de teto; Arco cirúrgico; Sistema de Vídeo laparoscopia/En; Bomba de infusão de seringa; Ventilador pulmonar pressométrico; Desfibrilador convencional; Mesa cirúrgica elétrica; Ultrasson diagnóstico transesof; Bisturi eletrônico (a partir de 151w); Aparelho de anestesia com monitor; Vídeo laringoscópio.

Fonte: Cristina De Marco/Assessoria de Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X