Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 12:00

Educação

Exposições, oficinas e palestras no Dia “C” da Ciência

Publicado em 28/10/2017 ás08:45

Acadêmicos durante a exposição de trabalhos de pesquisa

Foto: Acadêmicos durante a exposição de trabalhos de pesquisa

Ciência e tecnologia estiveram em evidência na última quarta-feira, 25, na Unoesc através do Dia “C” da Ciência. O evento institucional acompanhou as atividades alusivas à data, realizadas por Universidades e Institutos Tecnológicos em todo o país e buscou sensibilizar e informar a população sobre a importância de conhecimento científico e tecnológico.

A forma encontrada para despertar a atenção para o quanto produção de conhecimento cientifico é relevante, foi a de mostrar como a Universidade contribui para essa produção e por isso, exposição de trabalhos, palestras e oficinas foram algumas das atividades que aconteceram simultaneamente em todos os campi da universidade.

Em Joaçaba, a programação teve início pela manhã, 40 trabalhos de pesquisa, apresentados e expostos no hall de entrada do Prédio das Engenharias no Campus 2 tendo a participação de aproximadamente 200 pessoas.  Durante o dia, entrevistas sobre o tema foram realizadas na Rádio Unoesc FM.

No período da noite, as atividades reuniram os workshops da 16ª semana da Comunicação e o evento no qual foram apresentadas algumas pesquisas realizadas por professores da Unoesc, sendo elas: “Relato de pesquisa: Fatores motivacionais relacionados à pratica nas aulas de Educação Física” realizado pela professora Mestre Gracielle Fin;  “Histórico da pesquisa que influenciou o Conselho Federal de Medicina acerca do Testamento Vital” do professor Doutor Élcio Luiz Bonamigo e Professor Mestre Roni Edson Fabro. Por fim, houve o Lançamento do livro “Mapeamento das condições de morbidade e de mortalidade do Oeste de Santa Catarina” organizado pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Biociências e Saúde.

Além da comunidade acadêmica e dos palestrantes já citados, estiveram entre outros presentes no evento, o diretor de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão Júlio Lyra, o coordenador do Mestrado em Biociências e Saúde Professor Jovani Antonio Steffani, o secretário geral da Rede Internacional de Motricidade Humana, professor doutor Rudy Jose Nodari Junior, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Joaçaba, Jair Schüler e o vereador Sérgio Favretto.

— Este evento vai se repetir pelos próximos anos e esperamos a participação cada vez maior da comunidade para que possamos mostrar o que fazemos em prol da ciência — destacou o diretor de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão Júlio Lyra.

Dia “C” da Ciência pelos campi

Em Chapecó foram realizadas entrevistas para os meios de comunicação sobre o tema e a apresentação do Resultado da Pesquisa de Mestrado em administração, que gerou o Sistema Web de Gestão de Granjas Suinícolas.

Em Xanxerê a divulgação ficou por conta de vídeo sobre o tema, lançado nas redes sociais e a divulgação de pesquisa realizada pelo curso de Medicina Veterinária nos jornais locais.

Em Videira, aconteceram entrevistas em veículos de comunicação locais sobre o assunto. Já em São Miguel do Oeste, a exposição e apresentação de pôsteres de pesquisas desenvolvidas por acadêmicos e professores da Universidade, marcaram o Dia “C” da Ciência.

— É preciso entender que ciência não é gasto, é investimento para o futuro do País e de suas futuras gerações. A soberania de um País depende da sua capacidade de produzir conhecimento científico, pois sem ciência não existiriam remédio, cura, agricultura, energia, transporte, enfim diversas soluções corriqueiras que nos permitem ter melhor qualidade de vida —  destaca o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc Xanxerê, professor Evelácio Kaufmann.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Unoesc professor Fábio Lazzarotti, destacou que o Dia “C” da Ciência foi uma grande oportunidade, não somente da Unoesc, mas de centenas de universidades e instituições de ciência e tecnologia do País em apresentar uma pequena parcela da produção científica e tecnológica das nossas instituições à sociedade brasileira.

— Por ser a primeira edição que a Unoesc participa, realmente estamos muito orgulhosos pela mobilização e engajamento dos nossos alunos e professores de todos os campi, em comunicar o conhecimento gerado pela nossa instituição — afirmou o pró-reitor.

Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X