Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 05:48

Geral

Bombeiros alertam para risco de afogamentos no verão

Publicado em 01/12/2017 ás17:00

Imagem ilustrativa

Foto: Imagem ilustrativa

A estação mais quente do ano se aproxima e, com isso, os riscos de afogamentos aumentam significativamente. Por ano, aproximadamente 500 mil pessoas morrem afogadas em todo o mundo. No Brasil, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), são aproximadamente 6 mil casos de afogamento, sendo que cerca de 44% dos registros estão são entre os meses de novembro e fevereiro.

O afogamento está entra as maiores causas de óbito. É a 2ª para crianças de 1 a 9 anos, a 3ª para a faixa etária de 10 a 14 anos e a 4ª maior causa de óbito de 15 a 24 anos. Embora os óbitos em piscina constituam 2% em média do total dos óbitos por afogamentos em nosso país, as piscinas são responsáveis por 51% dos casos entre 1 e 9 anos de idade.

De acordo com tenente Suellen, do 11º Batalhão de Bombeiros Militar de Joaçaba, as mortes por afogamento costumam ocorrer, geralmente em situações de lazer, quando poucos cogitam a possibilidade de uma tragédia. “Por isso é importante que todos estejam atentos. Para desfrutar das águas com tranquilidade, basta cada um fazer sua parte colocando em prática as medidas preventivas. A prevenção é a ferramenta mais eficaz na luta contra os afogamentos”, aponta a oficial.

Porém se, por algum motivo as medidas preventivas falharem, alguém presenciar um episódio de afogamento “é aconselhável que não se aproxime diretamente da vítima e sim atire um objeto flutuante para que a pessoa consiga se agarrar e, então, respirar”, observa a tenente. Segundo ela, “as pessoas que estão se afogando, em meio ao desespero, costumam ter o ímpeto de agarrarem quem tenta socorrê-las e podem acabar transformando em outra vítima aquele que tentou salvar. Pessoas treinadas têm técnicas específicas para driblar esse risco”, alerta. Por esse e outros motivos sempre ligue 193 e peça ajuda dos bombeiros ou solicite apoio de guarda-vidas”.

Para quem se interessou pelo o assunto e quer aprofundar seus conhecimentos, a SOBRASA disponibiliza em seu site http://www.sobrasa.org/ materiais sobre o conteúdo.

Confira abaixo algumas medidas de prevenção:

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X