Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 10:52

Joaçaba

Hust inaugura obras de ampliação do centro cirúrgico

Publicado em 06/12/2017 ás16:00

Divulgação

Foto: Divulgação

O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) de Joaçaba realizou, na sexta-feira (04), no Salão de Atos do hospital, a solenidade de inauguração das obras de revitalização e ampliação do centro cirúrgico. Estiveram presentes autoridades políticas municipais, regionais, estaduais e federais, membros do corpo clínico da unidade, representantes da direção e professores da Unoesc, colaboradores, imprensa e comunidade em geral. Na abertura, os convidados foram agraciados com a apresentação dos acadêmicos do curso de Música da UNOESC Capinzal.

Com a obra de revitalização e ampliação do centro cirúrgico houve um aumento da área, que era de aproximadamente 500 m², para uma área de 1.007,66 m², contemplando um Centro Cirúrgico completo (791,28 m²) e uma Central de Materiais Esterilizados (216 m²). Para a realização dessa obra o HUST contou com recursos da emenda parlamentar de autoria do deputado Jorginho Mello no valor de R$ 2.500.000,00 e recursos próprios.

Durante a sua fala, o professor Alciomar Antonio Marin, Diretor Geral, do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), ressaltou a ótima relação existente entre a instituição e o poder público, mas alertou que a falta de recursos provocada pelo atraso nos repasses do Estado, é uma das principais problemáticas que o Hospital enfrenta.

Afirmou ainda, que o HUST tem cerca de 450 colaboradores, trabalhando em 3 turnos, atendendo 24 horas por dia durante todos os dias do ano. É referência em alta complexidade em oncologia e neurocirurgia para um contingente de 55 municípios, abrangendo em torno de 600 mil habitantes – e continua – Hoje, mais de 70% das cirurgias são realizadas através do Sistema Único de Saúde (SUS). Para dar conta disso, necessitamos da união das forças de todos os segmentos da região, para que possamos fortalecer cada vez mais a área da saúde e assim, podermos obter melhores condições, qualidade e resolutividade às demandas que chegam ao HUST.

Marin destacou ainda, que segundo estatística atualizada em outubro deste ano, o HUST realizou 6.256 cirurgias nas diversas complexidades e destas, 70% através do SUS. Disse também, que o hospital realizou mais de 1100 partos normais e cesárias. O Centro de Diagnóstico de Imagem do HUST (CDIH) realizou mais de 63.520 mil diagnósticos por imagem este ano; os atendimentos ambulatoriais já somavam, em outubro, 63.347, a oncologia já havia registrado 8.859 consultas, 14.095 aplicações de quimioterapia.

Além destes números, o diretor do HUST destacou também os números da lavanderia, que trabalha 24 horas por dia e, em 2017, já lavou 384.252 quilos de roupas. Foram servidas 267.426 refeições a pacientes, 81.202 a acompanhantes e 107.266 a colaboradores.

O presidente da Câmara de Vereadores de Joaçaba, Francisco Moreira Lopes, exaltou a importância do hospital no âmbito municipal e regional e o quanto a sua ampliação ajudará a atender esta demanda.

Na sequência, representando o governador do Estado, João Raimundo Colombo, o Secretário Executivo de Desenvolvimento Regional da ADR de Joaçaba, Rafael Laske, pronunciou-se:

- O governador tem tido muita sensibilidade com a saúde, mesmo ainda faltando muita coisa a ser feita – disse.

O prefeito de Joaçaba, Dioclésio Ragnini, ressalta que, através da ampliação e da constante melhora no atendimento à comunidade pelo Hospital Universitário, a área da saúde tem evoluído muito não só no município, mas em toda a região.

O deputado federal Jorginho Mello, nos últimos 5 anos, foi responsável por um aporte de 5,28 milhões em recursos provenientes de emendas parlamentares que auxiliaram o hospital a tornar possível, entre outras coisas, na ampliação do espaço físico do centro cirúrgico.

- Eu estou orgulhoso em poder colaborar com o hospital, orgulho do corpo clínico de excelência que temos disponível aqui. Vejo a importância da Unoesc nisso tudo, pegando um equipamento que a cidade já tinha e o entregando cada vez maior, cada vez melhor para a população – diz.

Além do trabalho voltado à comunidade, o HUST se destaca ainda pela parceria com a Unoesc. O Presidente da Funoesc e vice-reitor do Campus de Xanxerê Genésio Téo reconheceu a importância do recurso destinado pelo deputado Jorginho Melo.

- Precisamos contar com pessoas que se voltam para a comunidade e que olham pelo Hospital. Por isso, receba da Funoesc e do Hust o agradecimento e reconhecimento pelo auxílio prestado.

O professor Marin finaliza a cerimônia destacando:

- Ainda temos outras lutas pela frente: o credenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC), a ampliação dos leitos de UTI, o credenciamento de novas complexidades, a UTI Neonatal, a Rede-Cegonha. A Radioterapia já tem o projeto aprovado e começará a ser construída no próximo ano. E tantos outros projetos.

Uma lembrança foi entregue ao deputado Federal Jorginho Melo por parte da direção do Hospital e após a cerimônia, foi realizada visita às obras de revitalização e ampliação do centro cirúrgico, ocasião em que foi realizada a benção das instalações pelo Bispo Diocesano Dom Mário Marquez.

Fonte: Cristina De Marco/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X