Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 00:55

Joaçaba

Lista de espera por procedimentos via SUS está disponível na internet

Publicado em 04/01/2018 ás09:30

Imagem ilustrativa/Internet

Foto: Imagem ilustrativa/Internet

Já está disponível no site da Câmara de Vereadores de Joaçaba a relação de pacientes que estão na lista de espera para a realização de procedimentos de saúde via Sistema Único de Saúde – SUS – nos municípios de Santa Catarina, ente eles, Joaçaba. A lista apresenta apenas o número de pacientes que aguardam para a realização de cada procedimento, não revelando os nomes. Apenas o próprio paciente, digitando o número dos documentos solicitados terá uma informação mais completa. 

O vereador Ricardo Antonello (PR) comemorou a divulgação da lista pois, ele mesmo havia feito uma Indicação na Câmara de Vereadores solicitando que a Secretaria Municipal de Saúde de Joaçaba adotasse este procedimento como forma de dar mais transparência a lista e acesso mais fácil a informação aos pacientes que aguardam.

Porém, a divulgação da relação ocorreu em função de uma orientação do Ministério Público de Santa Catarina – MPSC. De acordo com divulgação do próprio MPSC, essa estratégia surgiu com base no elevado número de pessoas que chegam ao MP buscando auxilio em função da morosidade no atendimento e da falta de informações sobre a lista.

Ainda segundo o MP, nessa perspectiva, considerando que todo usuário do SUS tem direito a informação sobre os serviços de saúde ofertados pelo poder público, bem como ao atendimento ordenado a partir de critérios clínicos ou cronológico, definiu-se como fundamental a publicação das listas por consultas, exames e cirurgias eletivas para possibilitar o exercício desses direitos. A lista pode ser acessada no endereço: https://listadeespera.saude.sc.gov.br/        

Fonte: Adriana Panizzi/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X