Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 12:53

Educação

Unoesc recepciona cerca de 3 mil calouros no primeiro semestre

Publicado em 27/02/2018 ás10:30

Acadêmicos participando da recepção

Foto: Acadêmicos participando da recepção

Na segunda-feira 19, a Unoesc recebeu cerca de 3 mil calouros para o primeiro semestre letivo de 2018. As recepções aconteceram obedecendo um cronograma de programações especiais nos campi que frequentam. Foi a oportunidade para conhecer dirigentes e coordenadores de curso, além de receber informações sobre a estrutura e os serviços prestados pela Universidade.

Joaçaba

Na Unoesc Joaçaba, a recepção aconteceu, primeiramente, para alunos da modalidade Mix, metodologia de ensino implantada este ano nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Educação física e Pedagogia que receberam explicações sobre como funcionarão as aulas dessa nova modalidade.

No dia 21 de fevereiro pela manhã, os demais ingressantes foram recepcionados no Auditório Jurídico e à noite no Auditório Afonso Dresch. Após assistirem ao vídeo institucional da Universidade e uma mensagem de boas-vindas gravada pelo reitor Aristides Cimadon.

— Parabenizo por terem escolhido a Unoesc. Tenho certeza que aqui vocês encontrarão um excelente ambiente para seus estudos. O nosso desejo é que vocês tenham na universidade o lugar onde efetivamente possam construir sua formação. Vamos ajudá-los e esperamos também a dedicação de vocês, porque sabemos que o sucesso não vem de graça, exige sacrifício, persistência, disciplina e muito suor — afirmou o reitor Aristides Cimadon.

Em seguida, foi a vez de conhecer um pouco mais sobre como a Unoesc está composta. Um a um, os gestores, diretores e alguns dos professores que atuarão nos cursos foram apresentados. Representando a Universidade falaram aos presentes, a diretora da Agência de Relações Institucionais – AGIR, professora Jéssica Romeiro Mota, a diretora de graduação Liliane Fernandes, o diretor de Pós-Graduação e Extensão Julio Lyra e a Pró-reitora de Graduação Lindamir Secchi Gadler. Todos, além de comentar sobre o funcionamento dos seus setores, motivaram os alunos a aproveitarem ao máximo a estrutura da universidade e as oportunidades que a graduação, pesquisa e extensão proporcionam, pois, esse engajamento será fundamental na boa construção da carreira profissional.

Posteriormente, a coordenadora do Serviço de Apoio aos Estudante (SAE), Fernanda Regensburger Poletto, apresentou o setor aos ingressantes falando dos serviços prestados como bolsas de estudo apoio na inserção ao mercado de trabalho através dos estágios não obrigatórios e do Unoesc carreiras, além do serviço de apoio psicológico e psicopedagógico.

Os ingressantes também puderam conhecer a experiência do egresso do curso de engenharia elétrica, Samuel Rovea e da egressa do curso de Medicina Tadiane Ficagna que, através de um bate-papo, comentaram sobre as escolhas profissionais que fizeram, a jornada acadêmica e os desafios encontrados após a formação. O Momento possibilitou que os ingressantes pudessem fazer perguntas e interagir, fazendo comentários e tirando suas dúvidas.

Durante a noite, na cerimônia realizada no Auditório Afonso Dresch, os ingressantes dos cursos do período noturno foram recepcionados e também conheceram mais sobre a universidade, dirigentes, corpo docente e serviços prestados.

No bate-papo, foi a vez do ingressante Samuel Rovea, do curso de Engenharia elétrica, voltar ao palco para dividir sua experiência acadêmica e profissional com os estudantes. Além dele, participaram o egresso do curso de Publicidade e Propaganda, Paulo Krauze e as egressas: Josiane de Jesus, do curso de Educação Física e Luciane Carla Wegrzynek, egressa do curso de Ciências Contábeis.

Videira

A Unoesc Videira recebeu na noite de quarta-feira 21, cerca de 400 novos estudantes. Eles estão matriculados nos mais diversos cursos de graduação que a instituição oferece. Os calouros foram recepcionados no auditório do campus com a fala dos dirigentes, coordenação do Serviço de apoio ao Estudante (SAE) e egressos da instituição.

Durante a recepção, o Vice-reitor professor Ildo Fabris, deu as boas-vindas e disse que agora efetivamente o ano letivo começa com muitas perspectivas.

Com mensagens de motivação e otimismo, cobrou esforços por parte de cada acadêmico no sentido de superar as dificuldades e as barreiras que certamente encontrarão no transcorrer do curso.

— É importante que esses jovens saibam do nosso compromisso com a formação profissional. Estamos preparados com uma estrutura física adequada com amplos e modernos laboratórios, salas de aulas, Biblioteca, equipe docente formada por mestres, doutores e especialistas nas mais diversas áreas, e toda a estrutura necessária para oferecer o melhor para a classe universitária — garantiu, Fabris.

Durante a recepção, os jovens universitários tiveram a oportunidade de ouvir relatos de profissionais formados pela Unoesc. Eles contaram suas experiências desde a vida acadêmica até o momento atual. Reiteraram a importância da Unoesc em suas vidas e incentivaram os calouros a perseguirem suas metas e objetivos, assim como eles fizeram, para alcançarem a formação desejada.

— Os egressos trouxeram suas experiências. São Pessoas que passaram por aqui e buscaram o conhecimento para hoje serem profissionais de sucesso nas áreas escolhidas, inclusive alguns deles atuando como professores na instituição — completou o vice-reitor Ildo Fabris.

Ainda durante a primeira aula, os calouros receberam informações sobre o Portal da Unoesc, Biblioteca e o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), ferramentas indispensáveis a todos os acadêmicos. Tanto o Portal Unoesc - via internet, como o SAE oferece uma série de benefícios que poderão ser utilizados pelos estudantes, que vão desde consultas ao acervo bibliográfico, pesquisas, acompanhamento de notas, disciplinas, como portal do emprego e bolsas de estudos.

— Procuramos de forma clara e objetiva, mostrar aos estudantes que a universidade vem trabalhando para oferecer o melhor, basta que aproveitem o tempo e toda a estrutura disponível para que saiam daqui profissionais bem preparados para enfrentar o concorrido mercado de trabalho — reiterou o vice-reitor.

São Miguel do Oeste

Em São Miguel do Oeste, os coordenadores receberam os estudantes apresentando a novidade que representa os Cursos Mix e que representam inovação na Instituição.

No primeiro dia de aula, aconteceu a apresentação das coordenações e dos docentes do colegiado, apresentação dos calouros e apadrinhamento de alunos através da qual, professores ficaram responsáveis por auxiliar grupos de 5 a 6 estudantes e cada veterano, será responsável por um acadêmico ingressante auxiliando neste início das atividades. Ocorreu ainda, visita ao campus e um momento de descontração com pintura artística.

No segundo dia, por meio de um bate-papo os acadêmicos refletiram sobre vida acadêmica, mercado de trabalho, o tipo de profissional o mercado de trabalho quer e na sequência, os veteranos realizaram brincadeiras com os calouros.

Xanxerê

Em Xanxerê no dia 19 de fevereiro, pela manhã, aconteceu a recepção para os alunos dos cursos matutinos. À tarde, foi a vez dos acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária e no período noturno, os acadêmicos ingressantes nos Cursos Mix. Já na noite do dia 21, foram recepcionados os estudantes do período noturno.

Todos os ingressantes, foram recepcionados com som ao vivo. Foram feitas fotos para registrar os momentos iniciais do ano letivo.

Especificamente para os calouros foi realizada cerimônia de boas-vindas com a apresentação do vídeo institucional da Unoesc, apresentação dos dirigentes e coordenadores de curso, além de tour pela Universidade. Os novos alunos também puderam ouvir experiências de um egresso.

Chapecó

Aproximadamente 600 calouros foram recepcionados em 3 momentos pela Unoesc Chapecó, nos dias 19 e 21 de fevereiro. Para os ingressantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Educação Física e Pedagogia na modalidade MIX, o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) realizou a acolhida no dia 19, com os esclarecimentos sobre a modalidade de ensino e a dinâmica das aulas.

No dia 21 todos os calouros dos cursos foram recepcionados no auditório, com atividades culturais, boas-vindas pela Direção, Coordenadores de curso e setor e a realização do 5º Seminário Estágio e Empregabilidade, organizado pelo SAE - Serviço de Apoio ao Estudante da Unoesc Chapecó. O objetivo do seminário foi de esclarecer aos ingressantes as possibilidades e serviços prestados pelos agentes de integração; bem como motivar para as oportunidades de estágio para inserção no mercado de trabalho. A atividade contou com a palestra de dois agentes de integração, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) nas pessoas de  Alice Cristina Krzyzanski Kaufmann de Mattos e Gabriel Vinicius Reisdorfer, respectivamente

As atividades continuaram com recepção pelos coordenadores apresentando os espaços da universidade e projetos pedagógicos dos cursos, seguido de orientações sobre a biblioteca; com apresentações musicais nos blocos da universidade, Trote Solidário dos veteranos aos calouros, campanha para doações de materiais de higiene, roupas e calçados para o Hospital Regional do Oeste – HRO e ração animal para a ONG Amparo Animal, organizado pela Empresa Junior.

No ato de acolhida, o professor Ricardo Antonio De Marco, Vice-reitor do campus, fez referência ao comprometimento da instituição em oferecer profissionais e estruturas adequadas para promover a qualidade de ensino. — Temos o compromisso de formar profissionais preparados para o mercado — enfatizou.

Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X