Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 06:47

Educação

Unoesc recepciona representantes japoneses

Publicado em 28/03/2018 ás09:00

Foto oficial do encontro

Foto: Foto oficial do encontro

Na sexta-feira, 23, a Unoesc Joaçaba recebeu a visita do professor Toshiro Aigaki da Tokyo Metropolitan University e sua esposa, além do Cônsul Geral do Japão, para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Hajime Kimura acompanhado da Consulesa Chie Kimura. A recepção aconteceu na sala de reuniões do bloco administrativo e foi importante para estreitar a relação internacional com o objetivo de manter convênio com a Tokyo Metropolitan University.

Marcaram presença no encontro, recepcionando os visitantes, o pró-reitor de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão professor Fábio Lazzarotti, a secretária Executiva da Unoesc Cleunice Fátima Frozza, o diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão Júlio Cesar Ribeiro Lira, a coordenadora do setor de Mobilidade Acadêmica da Universidade, professora Kaline Zeni, o diretor do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) Alciomar Marin, o coordenador do Mestrado em Biociências e Saúde professor Jovani Antônio Stefanni, o professor do mesmo Mestrado e Secretário Geral da International Human Motrocity Network, Rudy Nodary Júnior, a professora Ivana Beatrice Mânica da Cruz da Universidade Federal de Santa Maria e os professores Glauber Wagner e Francine Cadoná. Além deles esteve presente ainda, o professor doutor Marco Aurélio Echart Montano, que faz parte do programa de Mestrado de Biociências e Saúde desde seu início e participou ativamente das trativas para a visita dos representantes japoneses.

Na oportunidade a coordenadora do setor de Mobilidade Acadêmica da Unoesc, Kaline Zeni, destacou a importância da transferência de conhecimento como grande locomotiva deste tipo de cooperação bilateral e neste caso, multilateral, porque contará com algumas universidades brasileiras agregadas a um plano de pesquisa conjunto.

Ainda segundo Kaline, o momento é marcante, já que, através da internacionalização os alunos e professores técnicos têm a oportunidade de realizarem seus estudos, pesquisas e formação continuada nas maiores e melhores universidades no exterior, conveniadas com a Unoesc.

Representando o Reitor Aristides Cimadon, o pró-reitor de Pesquisa Pós-Graduação  e Extensão professor Fábio Lazzarotti, afirmou estar honrado pela presença dos representantes japoneses e agradeceu aos representantes do Mestrado em Biociências e Saúde que se empenharam para que a visita fosse possível.  Também fizeram uso da palavra e ressaltaram a importância do encontro em suas falas, a professora Ivana Beatrice Mânica, o professor Alciomar Marin e o coordenador do Mestrado de Biociências e saúde, Jovani Antonio Steffani.

—  Sempre é uma satisfação poder desenvolver pesquisas em rede, principalmente porque o avanço do conhecimento depende das relações com diversas universidades e países e por isso, uma futura parceria com a Tokyo Metropolitan University deve trazer resultados positivos gerando conhecimento aplicado e contribuindo para o desenvolvimento de nossa região por meio do ensino e da pesquisa — afirmou o pró-reitor.

Selando o ato, foi assinada a carta de intenções para o convênio técnico científico com a Tokyo  Metropolitan University e agora devem ocorrer as demais tratativas para a efetivação da parceria.

— Acredito muito na cooperação internacional e pelo que pude conhecer da Unoesc até agora, uma parceria pode trazer bons resultados — afirmou o professor da Tokyo Metropolitan University, Toshiro Aigaki.

Encontro em Xanxerê

No sábado dia 24, o Professor Toshiro Aigaki e sua esposa estiveram realizando visita na Unoesc Xanxerê. Na oportunidade ocorreu uma reunião com os dirigentes do campus, além da visita das instalações dos campi 1 e 2 da Universidade, também com o objetivo de estreitar o relacionamento com a Tokyo Metropolitan University, sendo que após convênio firmado, será possível pesquisas conjuntas, intercâmbio técnico-científico também entre docentes e alunos.

Estiveram presentes na recepção, o vice-reitor do campus, professor Genesio Téo, a diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e extensão professora Marcieli Maccari, a coordenadora do Curso de Medicina Veterinária professora Silvana Giacomini Collet, o coordenador do Mestrado em Sanidade e Produção Animal Aplicadas a Pequenas Propriedades, professor Sergio Abreu Machado, a coordenadora local de Mobilidade Acadêmica professora Irene Sá Affolter, a Coordenadora de Mobilidade Acadêmica da Unoesc Joaçaba Kaline Zeni  e o professor Marco Aurelio Echart Montano, docente do campus e do Mestrados em Biociências e de Sanidade e Produção Animal Aplicadas a Pequenas Propriedades.

Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X