Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 12:00

Saúde

Congresso Catarinense de Saúde debateu oncologia em Joaçaba

Publicado em 29/03/2018 ás10:30

Cônsul Geral do Japão Hajime Kimura

Foto: Cônsul Geral do Japão Hajime Kimura

Organizado por uma comissão multidisciplinar envolvendo os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Odontologia além do Mestrado em Biociências e Saúde da Unoesc Joaçaba, o tema "Interdisciplinaridade em Oncologia" foi amplamente discutido nos dias 23 e 24 de março, no 5º Congresso Catarinense de Saúde. O evento foi realizado no Teatro Alfredo Sigwalt e contou com exposição de trabalhos científicos, debates e palestras com profissionais de renome nacional e internacional, como foi o caso do professor Toshiro Aigaki da Tokyo Metropolitan University, do Japão, e da Doutora Vilma Martins, pesquisadora do AC Camargo Câncer Center, de São Paulo.

Marcaram presença ainda, o Cônsul Geral do Japão, para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Hajime Kimura, egressos da Unoesc, comunidade acadêmica e profissionais da saúde em geral.

A abertura oficial do evento foi realizada na noite de sexta-feira 23. Após uma apresentação da pianista Mariane Huf, que agraciou os presentes foram realizados os pronunciamentos da presidente  do congresso Professora Fabiana Meneghetti Dallacosta, do Cônsul Geral do Japão Hajime Kimura, do pró-reitor de Pesquisa Pós Graduação e Extensão professor Fábio Lazzarotti e do diretor do Hospital Universitário Santa Terezinha  (Hust) de Joaçaba, Alciomar Marin.

De acordo com a presidente do congresso, Professora Fabiana Meneghetti Dallacosta, o evento foi pensado contemplando temas diversos dentro da área de oncologia, congregando profissionais e acadêmicos com objetivo de disseminar conhecimento desta especialidade de forma a fomentar estudos e pesquisas.

— A Unoesc contribui para o desenvolvimento regional há 50 anos. Nosso o Hospital Universitário é referência em Santa Catarina no tratamento de pacientes com câncer. Atende  55 municípios e só em 2017 chegou a quase 10 mil atendimentos no Ambulatório de Oncologia e realizou 14 mil quimioterapias. É com muito orgulho que mesmo sendo uma cidade pequena do interior recebemos um evento como esse — destacou a  Professora Fabiana Meneghetti Dallacosta.

Após o protocolo, os presentes acompanharam a palestra “Pesquisa em Oncologia” ministrada pela professora Doutora Vilma Regina Martins que atua como Superintendente de Pesquisa chefe do Grupo de Biologia Celular e Molecular da A.C Camargo Câncer Center, de São Paulo. Ela apresentou dados sobre o câncer além das novidades relacionadas à pesquisas e tratamentos.

— A oncologia está passando por mudanças. Novas descobertas estão mudando conceitos e trazendo terapias que não existiam e vão impactar aqui 10 anos. Os acadêmicos, principalmente de Medicina, precisam estar preparados, pois é quando estarão em contato com seus pacientes — explicou a professora Vilma.

Fechando a noite subiu ao palco o professor Japonês, Toshiro Aigaki  da Tokyo Metropolitan University, que expôs os resultados da pesquisa “Desenvolvimento de Estudos Tumorais no Japão”.

— Além de mostrar o que já foi pesquisado, tive a oportunidade de conversar com outros pesquisadores  e visitar Unoesc  esse contato é importante para mostrar o que mais pode ser feito — comentou o professor Toshiro Aigaki.

Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X