Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
15-11-2018 | 07:04
ELEIÇÕES23/04/2018 às 17:30

Urnas eleitorais terão tela-resumo e voto impresso

Urnas eleitorais terão tela-resumo e voto impresso
Foto:Eduardo G. de Oliveira/Agência AL

Em atendimento à minirreforma eleitoral aprovada em 2015, as eleições de outubro deste ano, na qual eleitor escolherá presidente, governador, senadores e deputados, devem contar com importantes novidades em relação aos pleitos anteriores.

Como medida adicional de segurança e confiabilidade do processo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem realizando os últimos preparativos para viabilizar a confirmação impressa dos votos. A iniciativa deve ser implementada de forma gradativa, atingindo cerca de 30 mil (5%) das 600 mil urnas eletrônicas a serem usadas na votação.

Para tanto, as urnas terão, além da impressora, um repositório lacrado, onde serão depositados cada voto impresso. Em Santa Catarina, entre 500 e 1 mil sessões eleitorais devem contar com o equipamento.

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Álvaro Sampaio Corrêa Neto, a impressão também acarretará uma pequena mudança no processo de digitação dos votos na máquina.

“Após escolher na urna eletrônica todos os seus candidatos, será exibida ao eleitor uma tela com o resumo de seus votos, contendo número e nome dos candidatos escolhidos. Caso a imagem mostrada esteja de acordo com suas preferências, o eleitor deve apertar a tecla ‘confirma’ ou, em caso contrário, cancelar e reiniciar o processo de votação.”

Simulado nacional
As impressoras, acrescenta Álvaro, ainda estão sendo adquiridas pelo TSE. Também com vistas ao próximo pleito, na segunda quinzena de maio, a Justiça Eleitoral promove o 5º Simulado Nacional de Urnas, o último antes das eleições de outubro.

“O simulado funciona como um teste interno, no qual servidores da própria instituição realizam uma votação simulada, onde são verificados eventuais problemas, como funcionamento da biometria e possíveis travamentos que possam ocorrer nas máquinas.”

Fonte: Agência AL

Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui