Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
25-05-2019 | 05:58
GERAL09/05/2018 às 09:00

Conselho de Esporte entrega comenda e certificações a entidades

Conselho de Esporte entrega comenda e certificações a entidades
Foto:Divulgação

Com presença maciça de entidades e comunidades regionais foi promovida nesta terça-feira (08), no Auditório da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC), a reunião plenária do Conselho Estadual de Esporte (CED). O evento contou com a entrega da Comenda do Mérito Desportivo ao Sr. Rudy José Nodari, além da apresentação de Diretrizes para Implantação de uma Política Pública de Valorização e Incentivo ao Trabalho de Base na Formação de Atletas no Estado de Santa Catarina, de autoria do conselheiro Roberto Wesoloski - o Betinho.

Acompanhado dos filhos e netos, o comendador Rudy José Nodari foi homenageado e teve restituída a medalha de Mérito Desportivo. Emocionou a todos, com sua história de abnegação e amor ao esporte.

O Conselho promoveu ainda a entrega dos Certificados de Registro de Entidade Desportiva (CRED) para as entidades locais. De acordo com o presidente da CED, Alexandre Beck Monguilhott, a entrega de certificações beneficiou seis entidades da região. “Essas organizações já foram avaliadas e aprovadas depois da análise de uma série de critérios que o Conselho observa, entre eles do âmbito legal, contábil, administrativa estatutária, e confere as entidades uma prova de capacidade técnica operacional. Outras cinco ainda seguem em analises e diligências”, disse. “A certificação é um documento que pode ser apresentado em eventual patrocínio e, demonstra que a entidade está com sua situação regular, além de desenvolver as atividades propostas", acrescentou.

As entidades que receberam as certificações na oportunidade foram: Associação de Basquete de Luzerna, Joaçaba e Herval d'Oeste (Ablujhe), Associação Joaçabense de Voleibol (AJOV), Associação Meio Oeste de Badminton (AMOB), Associação Desportiva AGN Capinzal, Associação Regional Esportiva e Cultural de Judô e Pró Tênis de Mesa.

Na última segunda-feira (07), os conselheiros estiveram reunidos para avaliar processos que estão tramitando na casa. O Conselho Estadual de Esporte é consultivo, normativo e deliberativo, vinculado à Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte. Possui 21 membros, sendo 10 de indicações do governo e 10 não governamentais e um membro nato que é o presidente da Fesporte. Natália Lúcia Petry assumiu no começo deste mês de maio, a presidência da Fesporte. Ela é natural de Jaraguá do Sul, ela é a 17ª presidente e a primeira mulher a dirigir a instituição. E tomou posse no Conselho na reunião em Joaçaba.

Dentre as atribuições do Conselho estão a análise das entidades para concessão do certificado de registro, processos de repasse de recursos e repasses do Estado para a sociedade civil, escolha de sedes para as competições da Fesporte e o regulamento para as competições também ficam a cargo do Conselho.

Alexandre Beck Monguilhott salientou que as reuniões plenárias estão se tornando frequentes e acontecem em todo estado. “Trata-se de uma ação que descentraliza da capital os assuntos que antes eram tratados longe dos interessados e agora podem ser tratados regionalmente e, levando dessa forma para todas as regiões de Santa Catarina plenárias com a representação dos conselheiros e ainda envolvendo as entidades”, explicou. “Joaçaba é uma cidade importante neste cenário esportivo e, portanto, evidenciar as certificações de entidades e ainda devolvendo a Comenda ao Sr. Rudy José Nodari, que teve a dele furtada, além de outros assuntos deliberativos e a apresentação das diretrizes para Implantação de Política Pública de Valorização e Incentivo ao Trabalho de Base e Formação de Atletas no Estado, pelo Conselheiro Betinho”, enfatizou.

Política Pública de Valorização e Incentivo ao Trabalho de Base na Formação de Atletas

O anfitrião, conselheiro Roberto Wesoloski - o Betinho, fez apresentação da proposta de sua autoria - aprovada pelo Conselho e que já está na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) para votação. Ela trata da Política Estadual para Valorização e Incentivo no trabalho de base e formação de atletas no estado.

A proposta trata de duas leis para formação do atleta e do clube de formação do atleta. A inciativa foi elogiada pelos conselheiros e valoriza o trabalho promovido nas bases, dividindo os clubes que formam estes atletas e o que são os atletas formados no estado. “A partir daí valorizar o trabalho dos profissionais e atletas que atuam dentro do estado considerado um celeiro de talentos e fortalecendo isso por meio de legislação, trazendo segurança jurídica ainda maior e permitir que continue um estado de excelência na formação de atletas”, pontuou Betinho. “Ainda se tratando das competições, é o nascimento esportivo, com atletas comprovando o vínculo esportivo de no mínimo dois anos em clube para poder ter o mesmo privilegio de competir, não sendo nascido no território catarinense”, concluiu. Betinho espera que ainda neste ano as leis sejam aprovadas e entrem em vigor.

Fonte: Nativa Comunicação Integrada

Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui