Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 19:32

Joaçaba

Projeto prevê capacitação para professores em primeiros socorros

Publicado em 10/05/2018 ás11:00

Iniciativa é do vereador Diego Bairros

Foto: Iniciativa é do vereador Diego Bairros

Minutos ou até mesmo segundos podem ser fundamentais para salvar uma vida em um procedimento de primeiros socorros. E aqui, nos referimos a situações a que todos estamos sujeitos no dia dia como um engasgamento por alimento, uma queimadura ou uma queda, por exemplo. Buscando tornar a escola um ambiente ainda mais seguro para crianças e jovens, os vereadores Diego Bairros (PSD) e Tuti (DEM) apresentaram na Câmara de Vereadores de Joaçaba, o projeto de lei legislativo nº 006, através do qual estabelecem que os professores e demais profissionais da rede escolar do município passem a receber capacitações sobre ‘Primeiros Socorros’. O projeto, denominado ‘Lei Lucas’ foi aprovado por unanimidade em sessão desta quarta-feira, 09.

Ao justificar o projeto de lei, Diego apresentou dados da ONG Criança Segura que apontam que os acidentes são hoje a principal causa de morte de crianças de 01 a 14 anos no Brasil. Todos os anos, cerca de 4,5 mil crianças dessa faixa etária morrem e outras 122 mil são hospitalizadas devido a causas como quedas, acidentes de trânsito, afogamento, sufocação, queimadura, intoxicação, entre outros.

A iniciativa prevê que toda a rede de ensino, incluindo escolas da rede pública e privada e, alunos e professores, recebam cursos de Primeiros Socorros nos quais possam aprender a maneira correta e segura de lidar com situações de emergências médicas que exijam intervenções rápidas. “Cito aqui como exemplo o lamentável caso ocorrido recentemente em uma creche na cidade vizinha de Vargem Bonita, onde um bebê de apenas cinco meses morreu na escola por engasgamento. A criança chegou a ser levada ao posto de saúde mas não resistiu”, ressaltou Diego.

“São verdadeiras tragédias como esta que pretendemos evitar com esta lei”, argumentou Diego. Durante o período de estudo do projeto de lei, o vereador já vinha mantendo conversas com a Secretaria de Educação e com as diretoras de todas as escolas para buscar apoio. Caso seja sancionada pelo prefeito, a lei terá prazo de 90 dias para entrar em vigor. O vereador Tuti agradeceu a parceria dos demais vereadores na aprovação do projeto.

Lei Lucas

Mais de 100 municípios em todo o país já aprovaram legislação similar denominada como ‘Lei Lucas’. A lei passou a ser assim chamada porque, em setembro de 2017, Lucas Begalli Zamora de Souza, de 10 anos, sofreu um engasgamento ao comer um cachorro quente durante um passeio com colegas da escola, durante uma atividade escolar, na cidade de Campinas (SP). Ele morreu por asfixia, dois dias depois. Socorristas avaliaram que, se Lucas tivesse recebido o atendimento correto no momento do fato, poderia ter se salvado. Desde então, a mãe de Lucas (Alessandra Begalli Zamora) e a tia de Lucas, Andrea, tem buscado apoio junto ao Poder Legislativo dos municípios para que a capacitação de professores e demais profissionais da rede de ensino em Primeiros Socorros se torne obrigatória. A lei já recebeu aprovação também, no mês de março, na Câmara dos Deputados.  

Fonte: Adriana Panizzi/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X