Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
16-10-2018 | 10:59
JOAÇABA14/05/2018 às 10:30

Biblioteca da Unoesc traz exposição dos 20 anos do grupo Cabeça Oca

Biblioteca da Unoesc traz exposição dos 20 anos do grupo Cabeça Oca
Foto:Pinturas abordam aspectos sociais, históricos e culturais

O Cabeça Oca chega à Unoesc Joaçaba para contar a história de duas décadas do grupo. O desembarque ocorreu na noite da quinta-feira, 10 de maio, no Espaço Cultural da Biblioteca. Na bagagem, o grupo trouxe as telas, os desenhos pintados a seis mãos com a técnica pastel, o painel com a linha do tempo de seus trabalhos e o poema Cabeça Oca, um presente de Lindolf Bell. A exposição, que já fez escala em Milão, ficará aberta, no campus 1, até a primeira semana de junho, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 22h30, sem fechar nos intervalos, e aos sábados das 7h30 às 13h30. A entrada é gratuita.

O grupo Cabeça Oca é formado por três artistas – Claudia Marcon, Rudi Scaranto Dazzi e Sandra Poletto. Em Concórdia, eles utilizaram espaços inusitados para abordar aspectos sociais, históricos e culturais da região. Os maiores exemplos disso são os trabalhos relacionados à Guerra do Contestado e à conceituação da Mostra Símbolos.

Durante a abertura da exposição, a artista Sandra Poletto explicou que, além de funções estéticas e práticas, o grande objetivo do grupo em ocupar espaços, é estimular a comunidade para a preservação do patrimônio histórico. No final dessa matéria, Sandra participou do quadro Perfil Artístico, contando suas preferências e gostos pessoais, com respostas rápidas e simples (não deixe de conferir).

O diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Unoesc, professor Júlio Cesar Ribeiro Lyra, comentou que Unoesc tem apoiado os eventos culturais que ocorrem nos municípios, fazendo a divulgação, cedendo os seus espaços e incentivando a participação de acadêmicos, professores e colaboradores.

— Desde o ano passado, a Diretoria tem estimulado as atividades culturais dentro da universidade, entre elas o coral, exposições na Biblioteca e apresentações teatrais e musicais — listou o professor Júlio.

Para o coordenador geral da Rede de Bibliotecas da Unoesc, Tiago Diersmann, é sempre uma alegria trazer essas atrações culturais. Só no ano de 2017, foram 18 exposições na Biblioteca da Unoesc Joaçaba, no campus 1.

— Trazer mais uma vez o grupo Cabeça Oca é uma forma de valorizar os artistas locais e divulgar seus trabalhos, dentro da comunidade acadêmica e externa. Por isso, buscamos, cada vez mais, estender para os outros campi, a realização de eventos culturais, trazendo músicos, artistas, escritores e trabalhando em conjunto também com os cursos da universidade — afirmou.

Perfil artístico com Sandra Poletto

- Especialidade da casa: Aquarela

- A primeira obra: Um retrato da irmã

- Ferramenta indispensável: Originalidade

- Artista preferido: Juarez Machado

- Sonho artístico: Entrar na Bienal de São Paulo e fazer uma exposição no Pamphilj, em Roma

- Aquilo que te inspira: Natureza

- O que é arte para você: É alma, é o meu combustível, é aquilo que traz vida

Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa

Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui