Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
23-05-2018 | 09:24
JOAÇABA16/05/2018 às 18:00

Ações de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil

Ações de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil
Foto:Reprodução Internet

Na próxima sexta-feira (18) é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data é marcada com mobilização e incentivo à denúncia de casos de violências infanto-juvenil.

Em Joaçaba, ao invés de uma atividade única no dia 18 de maio, como acontecia nos outros anos, o CREAS - Centro Referência Especializado de Assistência Social em parceria com o CMDCA - Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar desenvolverão ações durante todo o ano para que o tema seja trabalhado e lembrado permanentemente.

No mês de maio, o CREAS está promovendo uma roda de conversa no Centro Educacional Frei Bruno com os professores do educandário sobre o tema e o Conselho Tutelar estará sensibilizando o comércio da cidade para que decorem as suas vitrines de branco a fim de marcar a data como uma maneira de chamar a atenção da população para a necessidade emergencial por um mundo melhor e livre da violência.

Já o CMDCA usou como critério para seleção das entidades que receberam o repasse do FIA - Fundo da Infância e da Adolescência que fosse trabalhado ao longo de 2018 o tema da violência e exploração de crianças e adolescentes e/ou trabalho infantil, sendo assim as entidades abaixo estarão desenvolvendo as seguintes atividades de prevenção no ano de 2018:

Instituto Unimed Santa Catarina - Projeto “Viver Bem na Escola”

Tem como objetivo promover ações educativas em prol da qualidade de vida, assegurando os direitos das crianças e adolescentes, com foco na prevenção e conscientização, bem como assegurar um mundo mais saudável e sustentável.

Ações:

1 - Capacitação/palestra sobre combate ao trabalho infantil de 11/06 a 15/06, com os alunos envolvidos, ministrado por um profissional de psicologia;

2 - Encontro com os pais dos alunos, no período da noite, para trabalhar o tema sobre Trabalho Infantil;

3 - Ações educativas no período de 13/08 a 17/08, com o tema de exploração e educação sexual;

4 - Ações educativas/rodas de conversas, no período de 17/09 a 21/09, com o tema malefícios das drogas.

Associação dos Amigos do Meio Oeste - AMO - “Privação de Liberdade e Bem Estar: Um Sonho Possível”

Tem como objetivo adquirir equipamentos fundamentais para o pleno funcionamento do CASEP de Joaçaba e aprimorar ações relacionadas ao Trabalho Infantil e Exploração Sexual Infanto Juvenil.

Ações:

1 - Palestras e/ou rodas de conversas mensais, com os adolescentes do CASEP, sobre os temas “Trabalho Infantil e Exploração Sexual”;

2 - Distribuição de cartilha informativa, referente aos temas, aos adolescentes e suas famílias;

3 - Após a liberação do adolescente do internamento provisório, a equipe do CASEP juntamente com os profissionais da rede, realizarão encaminhamentos para o mercado de trabalho.

Creche Irmã Scheila - “O Corpo é Meu”

Tem como objetivo ensinar as crianças desde a sua tenra infância a cuidar-se e proteger-se das situações provocadas pelo adulto mal intencionado; bem como fortalecer a relação com as famílias das crianças atendidas, por meio de conversas no dia a dia da instituição e também reuniões realizadas a cada dois meses, onde serão trabalhadas questões relativas à educação das crianças, saúde das mesmas, alimentação saudável em casa, cuidados de higiene pessoal e doméstica, também do papel da família na saúde psicológica da criança, da importância do bom relacionamento familiar, do fortalecimento dos laços da família, da necessidade dos pais estarem inseridos no mercado de trabalho.

Ações:

1 - Durante todo o período será executado o projeto “O Corpo é Meu” com as crianças da Creche;

2 - Reuniões com as famílias a cada dois meses abordando os temas geradores do projeto “O Corpo é Meu”, para conscientizar os pais sobre a importância de proteger os filhos de situações constrangedoras e de adultos mal-intencionados.

SCAJHO – Sociedade de Cultura Artística de Joaçaba e Herval d´Oeste - “Nos Caminhos da Cultura”

Tem como objetivo inserir crianças e adolescentes no meio cultural e artístico, estimulando-as nas artes e na cultura, afastando-as da marginalização, mantendo seu tempo ocupado e indiretamente vigiado, despertando as habilidades de cada indivíduo.

Ações:

1 - Palestra com os alunos das oficinas de danças popular, ballet, jazz e capoeira, com o tema “A dança e a sexualidade fora da sala de aula” (15/05/2018);

2 - Reunião/palestra com os pais ou responsáveis de todas as oficinas culturais oferecidas pela SCAJHO, com o tema “Trabalho infantil e suas consequências” (23/05/2018);

3 - Palestra e apresentação teatral com o grupo Florescer, com o tema “A influência dos pais na vida sexual das crianças e adolescentes” (13/06/2018);

4 - Apresentação teatral para todos os alunos das oficinas, bem como alunos da rede pública de ensino, com o tema “Prevenção e Denúncia à Exploração Sexual Infantil” (2/06/2018);

5 - Desenvolver ações periódicas e em conjunto com a secretaria de saúde, CRAS e outros profissionais no sentido de abordar com regularidade os temas sobre “Exploração Sexual e Trabalho Infantil”;

6 - Entrega de flayers com informações sobre os temas trabalhados.

Associação Pró Tênis de Mesa - “Tênis de Mesa: Realidade para toda Comunidade”

Tem como objetivo promover relações sociais, aprendizado em grupo, solidariedade e parceria por meio da prática do tênis de mesa.

Ações:

1 - Palestra a ser ministrada por profissional de psicologia, em 4 núcleos, com a participação dos pais ou responsáveis;

2 - Distribuição de panfletos sobre os temas propostos, nos dias de torneios entre pais e filhos;

3 - Orientação para os profissionais que trabalham diretamente com as crianças e adolescentes, para observarem as atitudes e se verificado algo diferente, encaminhar para os serviços para uma melhor averiguação.

Associação Joaçabense de Vôlei - “Bom de Bola, Bom de Escola”

 Tem como objetivo ensinar as crianças menos favorecidas da sociedade, oferecendo-lhes condições de educá-las de forma diferenciada na prática de voleibol, principalmente aquelas que não têm condições financeiras para tal aprendizado. Contudo, o objetivo primordial deste projeto está na formação integral do ser humano, em três aspectos fundamentais: moral, intelectual e social.

Ações:

1 - Palestras educativas para pais, responsáveis e demais envolvidos, sobre os temas em foco: “Trabalho Infantil e Exploração Sexual”, ministrado por profissional de psicologia;

2 - Orientação para os profissionais que trabalham diretamente com as crianças e adolescentes, para observarem as atitudes e se verificado algo diferente, encaminhar para os serviços para uma melhor averiguação.

Fonte: Marivania Carvalho da Silva/Assessoria de Imprensa

Comentários
Publicidade
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui