Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/03/2024 | 07:21

Educação

Representantes da Unoesc realizam Missão na Argentina

Publicado em 23/05/2018 ás13:34

Comitiva da Unoesc

Foto: Comitiva da Unoesc

Buscando fortalecer as relações internacionais, a Unoesc, participa de eventos, mantêm convênios, troca experiências e incentiva mobilidade de acadêmicos de cursos de Graduação e Pós-Graduação em países estrangeiros. Diante disso, entre os dias 14 a 17 de maio, o pró-reitor de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão Fábio Lazzarotti, o vice-reitor da Unoesc São Miguel do Oeste, Vitor Carlos D' Agostini e o diretor de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão que também é coordenador de Mobilidade Acadêmica da Unoesc São Miguel do Oeste, Evelácio Roque Kaufmann, juntamente com a coordenadora institucional de Mobilidade Acadêmica, Kaline Zeni estiveram em uma missão na Argentina.

A missão teve dois momentos distintos, o primeiro foi a visita na Universidade Nacional de Missiones (Unam). Recepcionaram os representantes da Unoesc, o Vice-reitor Fernando Luis Kramer, os Relações Internacionais e Integração Regional, Gisela Belén Montiel e Luis Jacobo.

— Como a Unoesc, em especial, o Campus de São Miguel do Oeste tem proximidade geográfica com a Unam, o intuito inicial foi diagnosticar potencialidades e problemas de cada uma das regiões, alinhar pesquisas conjuntas e outras ações, contribuindo mutuamente para a resolução de problemas comuns — comentou o Diretor de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão Evelácio Roque Kaufmann.

O segundo momento foi a participação da Unoesc no evento da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (Zicosur), que neste ano aconteceu na cidade de San Miguel de Tucumán. O Zicosur é rede de cooperação entre os países do Mercosul, cujo objetivo é inserir seus integrantes no contexto internacional do ponto de vista da competitividade, desenvolvendo o intercâmbio econômico, social e cultural.

Durante o evento, foi realizada uma reunião com o diretor do Centro Experimental de Ciência Agroindustrial, Tecnologia e Agropecuária (EEAOC), Hernán Salas López e com a diretora do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (Conicet – Tucumán), doutora Elisa M. Colombo.

— A participação da Unoesc no evento Zicosur, demonstra nossa capacidade de mobilização e a importância do processo de internacionalização para uma melhor formação de nossos acadêmicos — destacou o vice-reitor da Unoesc São Miguel do Oeste Vitor Carlos D' Agostini.

A atividade vem ao encontro da evolução constante do ensino Superior, no qual, o processo de internacionalização do conhecimento e da troca de informações é fundamental para uma formação sólida.

— Essa missão institucional abre perspectivas não somente de mobilidade estudantil, mas de realizarmos pesquisas em conjunto. No âmbito da pós-graduação, há também oportunidades de avançarmos com cursos de dupla titulação, via cotutela — afirmou o professor Fábio Lazzarotti.

Para a coordenadora geral de Mobilidade Acadêmica, Kaline Zeni, a participação da Unoesc expande as perspectivas e oportunidades de integração no seio da América Latina.  Ou seja, busca trazer soluções para os desafios e problemas regionais conjuntamente com os países vizinhos. Ela destacou ainda, que os representantes institucionais da Unoesc foram convidados para integrarem a comitiva do governo de Santa Catarina, o qual reafirmava em ato solene no palácio do governo de Tucumã,  os compromissos de integração regional,  com o intuito de potencializar as boas práticas entre os países, atores governamentais , sociedade civil e universidades envolvidas.

— A Unoesc se destacou por ser a única universidade catarinense que participou de importante agenda e iniciativa de cooperação intra-regional. Oportunidades como essa reforçam e confirmam os esforços da Unoesc para ampliar parcerias e novas oportunidades para sua comunidade acadêmica e externa — comentou Kaline.

Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X