Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
17-06-2019 | 05:43
JOAÇABA14/06/2013 às 08:50

Excursão de Florianópolis visita Centro de Observação Espacial Frei Bruno

Mais de 400 pessoas já passaram pelo local em apenas 2 meses

A proposta de revitalização do Monumento Frei Bruno, implantada pela diretoria da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), vai se consolidando a cada dia que passa com o Centro de Observação Espacial. O potencial turístico do principal cartão postal de Joaçaba se confirmou na noite desta quinta-feira (13) com a visita de uma excursão de Florianópolis. Um grupo formado por 31 alunos do Colégio Sarapiquá veio a Joaçaba especialmente conhecer o Centro de Observação e assistir a palestra sobre astronomia ministrada pelo professor Gilmar de Oliveira. A excursão de estudos da 7ª e 8ª séries está pesquisando o Contestado nas disciplinas de Geografia e História. Nesta sexta-feira (14), na sequência da viagem, eles visitarão o município de Irani antes de retornar a Florianópolis. O Centro de Observação foi sugerido ao grupo por uma agência de viagens da capital. Com as condições climáticas favoráveis, os alunos tiveram a oportunidade de visualizar a Lua com um dos telescópios e em seguida assistir uma palestra com duração de 30 minutos sobre astronomia.

Durante a palestra o professor Gilmar de Oliveira repassou algumas informações relevantes, como por exemplo o fato da Lua estar se afastando do planeta terra cerca de 3,5 centímetros por ano de acordo com medição e acompanhamento da Nasa. Professor Gilmar fez questão de ressaltar que o Planeta Terra é muito pequeno diante da via lacta que é formada por 54 bilhões de planetas, sendo que 500 milhões deles reúnem condições para serem habitáveis. Para o astrônomo do Centro de Observação Frei Bruno nossa segunda casa já está definida. “Marte será a nossa segunda casa e é para lá que vamos no futuro por uma questão de sobrevivência, pois lá tem água e é habitável” destacou o professor. Atentos as explicações os alunos receberam também informações a respeito de meteoros, asteroides, a exploração do espaço, berçário de galáxias e outras questões relacionadas a área. Os estudantes foram recepcionados pelo presidente da CDL, Pablo Calluans.

Em apenas dois meses de funcionamento o Centro de Observação Espacial Frei Bruno já recebeu mais de 400 visitas de pessoas oriundas de vários municípios da região e do Brasil. Nesta sexta-feira um grupo de americanos, que visita o Brasil, estará em Joaçaba. As visitas estão sendo agendas pelo fone 9915-3838. O valor do ingresso é de R$ 10,00 para estudante e R$ 20,00 não estudante.


Fonte: Marcelo Santos/CDL

Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui