Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 18/04/2024 | 01:04

Educação

Acadêmicos participam de palestras sobre tratamentos e técnicas em Ortodontia

Publicado em 08/06/2018 ás11:31

Semana Acadêmica de Odontologia

Foto: Semana Acadêmica de Odontologia

A Unoesc Joaçaba realiza, de 6 a 8 de junho, a XV Semana Acadêmica de Odontologia. A professora Lea Maria Franceschi Dallanora, coordenadora do evento, explica que, nesta edição, o tema escolhido foi a Ortodontia. O curso optou por essa temática por dois motivos. O primeiro por se tratar de um pedido dos próprios acadêmicos, ao responderem uma pesquisa entre eles, e o segundo é para despertar os estudantes para esta área, uma vez que a Unoesc está lançando uma Pós-Graduação em Ortodontia.

— A Semana Acadêmica tem o objetivo de apresentar as diversas fases de tratamento e técnicas em Ortodontia, para despertar no aluno o interesse em fazer esta especialização. Vamos abordar desde os tratamentos mais novos até os cirúrgicos mais complexos — comenta a professora Lea.

Neste ano, a Semana de Odonto conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), do Centro Acadêmico (CA) de Odontologia e da Associação Atlética Acadêmica de Odontologia Joaçaba (AAAOJ). Para dar início aos trabalhos, os acadêmicos assistiram à apresentação cultural de Rita Baratieri, da Tend'arte Contação de Histórias, que trouxe o monólogo “Perguntas que ainda não fiz ao rio”.

Internacionalização do curso

Na sequência, o curso de Odontologia recebeu a professora de Epidemiologia Clínica, Carolina Vergara Llanos, da Universidad Austral do Chile, para falar sobre a situação dos pacientes com necessidades especiais. Segundo a professora Carolina, as infraestruturas de atendimento odontológico no setor público e privado diferem consideravelmente, e a falta de consultórios e cirurgiões dentistas especializados no setor público limita o atendimento.

A professora ressaltou também a importância de uma disciplina no curso de Odontologia, focada neste público, já que uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que 60% dos estudantes entrevistados não tinham confiança para atender pacientes com problemas mentais. Outra pesquisa feita no Brasil, revelou que 53% dos estudantes se sentiam inseguros em atender pacientes com necessidades especiais.

Para mudar este cenário, Carolina mostrou que a universidade do Chile desenvolveu um manual, tanto para os pais de crianças com necessidades especiais como para os pacientes maiores de 18 anos, sobre a importância da higiene bucal. O guia traz também orientações sobre como adaptar a escova de dente e formas caseiras para fazer um instrumento capaz de abrir a boca da criança e outro para segurar a língua, quando for o caso. Carolina também apresentou um vídeo em que a cadela Zucca acompanhou uma criança com Síndrome de Down durante o atendimento odontológico. Interagindo com o animal, a criança se sentiu mais segura e permitiu que os dentistas fizessem os procedimentos necessários.

Ênfase em Ortodontia

Até esta sexta-feira, 8 de junho, cada palestra do evento vai ser direcionada a um tema dentro da Ortodontia. A primeira foi a do professor Ricardo Villela Armênico, sobre Damon System. Nos outros dias, os acadêmicos continuarão tendo contato com profissionais conceituados para conhecer as tendências tecnológicas desta área. Também terão a oportunidade de fazer um Hands On sobre a tecnologia de mini implantes e mini placas utilizadas em Ortodontia.

A novidade desta Semana Acadêmica é que a mesma está aberta para a participação de egressos e visitantes que queiram se atualizar nas mais diversas áreas da Ortodontia.

Fonte: Dhébora Santiago/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X