Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
18-06-2018 | 10:39
HERVAL D´OESTE11/06/2018 às 13:19

Escola de Herval instala cisterna para reaproveitar água da chuva

Escola de Herval instala cisterna para reaproveitar água da chuva
Foto:Escola de Educação Básica Professor Odilon Fernandes

A Escola de Educação Básica Professor Odilon Fernandes, de Herval d’ Oeste, viabilizou um projeto que beneficia a comunidade escolar e promove uma reflexão sobre a importância de economizar água e contribuir para a preservação do meio ambiente. Desde o mês de maio, a unidade conta com uma cisterna para captação de água da chuva.

O sistema é simples: as calhas coletoras conduzem a água da chuva até o reservatório construído com lonas impermeáveis, para na sequência ser bombeada para o reservatório de filtragem de resíduos. Com o reaproveitamento, a água é utilizada nas descargas dos banheiros e na limpeza da escola, que tem gestão compartilhada com o município e atende 110 alunos da educação infantil aos anos finais do ensino fundamental.

Desde a instalação, a discussão sobre o tema “sustentabilidade” foi intensificada em todas as turmas, que estão mais conscientes sobre a água, um recurso indispensável para a humanidade e que já dá sinais de escassez. “O objetivo é mostrar que pequenas ações podem transformar a realidade. Além de economizar na conta no fim do mês, estamos ajudando a preservar um recurso vital”, ressalta a diretora Fátima Pincegher.

O conhecimento, no entanto, não fica restrito à sala de aula. Os estudantes também adotaram em casa as práticas para a preservação dos recursos naturais. Ivan Ismael da Silva Junior, que tem 13 anos e frequenta o 8º ano, conta que a família passou a utilizar a água da máquina de lavar roupa na limpeza das calçadas. “Todos estão fazendo a sua parte para evitar o desperdício”, afirma.

Saiba mais

A EEB Professor Odilon Fernandes, de Herval d’ Oeste, foi contemplada pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que prevê repasse financeiro para escolas públicas, estaduais ou municipais que desenvolvam projetos voltados para a sustentabilidade. O sistema para reaproveitamento de água da chuva também foi implantado em outras escolas de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional de Joaçaba.

Fonte: Mayelle Hall/Assessoria de Imprensa

Comentários
Publicidade
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui